Quarta-feira, 6 de Junho de 2012
Vieira acorda tarde e mal disposto...
por Nuno Gouveia, Qua 06/Jun/12

Será que fui só eu que achei completamente despropositado o ataque de hoje de Luís Filipe Vieira ao Secretário de Estado da Cultura? Se ainda fosse na altura em que Francisco José Viegas escreveu o artigo*, ainda poderia fazer um esforço para o entender. Mas vir falar agora, quando já passaram três meses, só confirma o que já pensava de Vieira. Depois de ter estado a parte mais importante da época num silêncio ensurdecedor, agravado pelo facto que foi nesse período que o Benfica foi incrivelmente prejudicado, por erros dos senhores de negro mas também do nosso treinador, Vieira decide entrar em campanha eleitoral. Daí, começa a atacar fortemente o clube de Palermo (e aqui merece o meu aplauso) e todos os dias sente a necessidade de aparecer mediaticamente. Defender o Benfica a todo custo sim, mas há que intervir na altura certa e quando é necessário. Não passados uns meses, apenas porque é preciso atiçar os ânimos nos adeptos por causa das eleições. Ninguém pense que este actos surgem por acaso. 

 

* Esta crítica a Francisco José Viegas não faz grande sentido. Ele é um conhecido adepto do clube siciliano e era o que faltava não poder escrever sobre isso. Este ataque faz-me recordar alguns dos comportamentos habituais de Palermo contra conhecidos benfiquistas. Sim, eu sei que ele actualmente é membro do governo, mas em nada a sua acção governativa interfere com o futebol, pelo que não necessita de disfarçar o seu clubismo. Afinal de contas, não foi isso que todos dissemos quando aconteceu o caso de João Gobern? E o que diríamos se esta atitude viesse do clube siciliano? Pois...

 

gloriosamente escrito por Nuno Gouveia
link do post | chutar para golo
12 comentários:
Independentemente do que se possa pensar do oportunismo do LFV e do timing das suas declarações, é óbvio que esta atitude insidiosa do xico zé tinha de ser repudiada.
Enquanto adepto do clube do alterne o parolo pode escrever o que quiser, mas como membro do governo, deve medir os terrenos que pisa.
Não faz sentido comparar este caso ao de João Gobern, até porque o xico zé não se vai demitir.
Saudações benfiquistas

deixado em 6/6/12 às 21:47
responder a comentário

Nuno,

Não concordo nada consigo. Decerto que o Benfica manifestou em surdina o seu desagrado há três meses atrás. Como ninguém do Governo, nomeadamente o fanático em causa se retratou, o presidente do Benfica decidiu falar agora e, diga-se, falou bem. Este tipo que caiu de pára quedas na cultura sempre odiou o Benfica. Tudo bem, cada maluco com a sua paranóia - só que agora está num cargo suportado pelos portugueses, eleito por muitos dos seis milhões de benfiquistas e não pode dizer/escrever a verborreia que quiser!
E o Nuno acha mesmo que o L.F. Vieira está preocupado com eleições face ao fraco valor das alternativas à presidência que têm surgido?...

deixado em 7/6/12 às 00:30
responder a comentário | discussão

Altrix
Subscrevo o comentário do Dylan.

deixado em 7/6/12 às 00:34
responder a comentário | início da discussão

É óbvio que Luis Filipe Vieira está preocupado com as eleições. Aliás, isso parece ser a sua única preocupação, além dos negócios privados que tem, nomeadamente com o Presidente do Braga. Se não fosse isso, não teria feito a alteração estatutária ridícula que fez nem andaria agora como uma barata tonta a dizer coisas que sabe que os benfiquistas gostam de ouvir.

Sobre as alternativas tem razão. Mas Vieira tem ajudado bastante a que elas não apareçam. Sendo as eleições em Outubro, como sabe que não aparecerá alguém credível até lá? É que há mesmo muitos benfiquistas descontentes com o facto de em 10 anos de mandato, o Vieira só ter conseguido dois campeonatos. Também sei que há outros satisfeitos com a situação...


Cumprimentos.


Manuel
Só uma correcção, a alteração estatuária, como qualquer alteração estatuária, só pode ser feita em Assembleia, aprovada por maioria de votos dos sócios, como aconteceu. Se acha a aprovação ridícula, então acha que os sócios do Benfica que a votaram por maioria são ridículos.



Sim, acho que os sócios que estavam presentes e a votaram tiveram um voto ridículo.

deixado em 7/6/12 às 11:53
responder a comentário | início da discussão

Não acho que o FJV deva ser cerceado no seu direito de mostrar apreço pelo seu clube. Contudo, quando o apreço é por um clube de comprovadas práticas de corrupção, deve disfarçar um pouco. É que um governante deve parecer sério. Mesmo em Portugal.

Mais a sério: o que fez saltar a tampa não foi o clubismo do FJV, mas o tratamento de "o outro clube". Sei que lhe custa escrever Benfica, mas escrever "o outro clube" fica-lhe mal. Quanto à extemporaneidade da reação, concordo com o comentador anterior.

deixado em 7/6/12 às 08:28
responder a comentário

Manuel
Estou de acordo com o comentário anterior. É óbvio que o facto de vir falar agora, para além das razão já expostas, também tenha a ver com uma mudança de estratégia na comunicação do Benfica, que já se começa a notar e que, desde já, se saúda.

deixado em 7/6/12 às 09:57
responder a comentário

É uma estratégia que qualquer pessoa mais atenta já entendeu. LFV ataca o Porto quando o Benfica perde e se aproximam eleições. A altura certa para atacar o Porto teria sido em Janeiro/Fevereiro quando o Benfica estava com 5 pontos de avanço e se percebeu que tudo já estava montado para anular essa vantagem. Nessa altura, por um qualquer motivo que eu não consigo entender, o Benfica manteve-se "calado" à espera de ser prejudicado. Se fosse a primeira vez, eu entendia que o Benfica tivesse sido apanhado desprevenido. No entanto, já perdi a conta a quantas vezes o Benfica foi prejudicado estrategicamente e, por vezes, de forma descarada. Se o Benfica sabe disso, se todos podem ouvir como se fazem as coisas no youtube, porque motivo é que apoiamos o ex-braço direito de PC na Liga e FPF e nos mantemos à margem à espera de sermos prejudicados?

Quanto à ausência de alternativas a LFV, sem dúvida que não se vislumbra, como aliás tem acontecido nos últimos anos, qualquer alternativa credível a LFV. No entanto, este espectáculo mediático garante-lhe tempo de antena e desvia as atenções do insucesso desportivo, assegurando a vitória nas eleições de Outubro.

Quanto à aprovação em AG de medidas propostas por uma direcção, quantas medidas absurdas aprovou Vale e Azevedo em AG com o estranho apoio dos sócios? Todas as medidas que vão a votos numa AG são aprovadas.

deixado em 7/6/12 às 14:44
responder a comentário

Carlos Marques
Nuno Gouveia,

Antes da sua simpatia pelo PSD (ou pelo CDS), devia estar o Benfica - essa é que é essa.

Francisco José Viegas provou que não tem cultura para ser Secretário de Estado da Cultura - num país decente demitia-se por manifesto facciosismo e discriminação.

Depois do Relvas a organizar jantares com o Sistema, do Aguiar Branco ao lado do Don e agora desta do Culturista Viegas, o que é que se pode dizer mais sobre o que estão a querer fazer ao Benfica?

deixado em 7/6/12 às 15:16
responder a comentário

Carlos Marques
Nuno Gouveia,

"Afinal de contas, não foi isso que todos dissemos quando aconteceu o caso de João Gobern? E o que diríamos se esta atitude viesse do clube siciliano? Pois..."

Ainda digo mais: este seu argumento é ridículo. João Gobern festejou um golo no momento e não achincalhou nenhum adversário.

O Viegas escreveu, escreveu, pensou, uma crónica, em que se dedica a destilar ódio ao Benfica, isto enquanto já era Secretário de Estado da Cultura. Como é que é possível um membro do Governo escrever artigos que ofendem milhares e milhares de pessoas que por acaso até ajudaram a eleger este Governo? Esta é a pergunta que vocês deviam fazer-se.

deixado em 7/6/12 às 15:45
responder a comentário

Nao sendo incondicional de LFV, acho que nunca e tarde para reagir contra os ENIMIGOS do BENFICA. LFV diz que esteve a espera de uwm pedido de desculpas, dai só agora a reaccao.
Há membros do governo muito perto do "papa" que ate almoçam com ele na AR a nossa custa, claro!
LFV e preciso nao esquecer, devolveu-nos o orgulho de ser BENFIQUISTAS, foi pena ter contratado e apoiado um treinador "analfabeto" que nao serve para o Benfica e que só nos envergonha

deixado em 7/6/12 às 21:48
responder a comentário

Comentar post

Os Gloriosos
Últ. comentários
Comigo foi aqui mais pertinho! Estavamos em Agosto...
Comigo, foi em Los Angeles. Pergunta habitual do m...
Há 28 anos, estava eu no metro em Budapeste quando...
Sou sócio do Benfica e o Benfica é a minha associa...
A fase "Rui Vitória" há-de ter melhores dias. Já t...
BLOGCOUNTER
Pesquisar
 
Posts recentes

Muy grandioso

Futebol dos anos 80

Jogos que não se esquecem

1988: Benfica a preto-e-b...

Inferioridade numérica

Arquivo

Setembro 2015

Agosto 2015

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Outubro 2008

Ligações
Mais comentados
20 comentários
19 comentários
16 comentários
16 comentários
Tags

a noite do oscar(1)

a um quinto do preço a que foi vendido o(1)

acidente(1)

adeptos(1)

aimar(3)

aimar; ópera; mozart; flauta mágica;(1)

alá é grande(1)

álvaro(1)

andrades(3)

andré almeida(1)

andré gomes(5)

aniversário(1)

anti-adepto(1)

antifa(1)

arbitragem(6)

assim se vê a grandeza do slb(1)

atletismo(2)

barcelona(1)

basquetebol(1)

benfica(56)

benfica tv(1)

benfica-porto(3)

benficácia(1)

bento(3)

bernardo silva(1)

biografia(1)

bloqueio(1)

bruno alves(1)

cada religião tem a sua catedral(19)

calimero(4)

campeão(2)

capdevila(2)

cardozo(7)

carlos manuel(2)

carrega(1)

carrega benfica(3)

carrega benfica; nós só queremos benfica(1)

carregabenfica(5)

chalana(2)

chalana e aimar(1)

chama imensa(1)

champions league(1)

chapa 4(1)

chorem menos(1)

classe(1)

clássico(1)

classico(1)

clube satélite(1)

confiança(1)

contratações(15)

corram mais(1)

corrupção(1)

cortez(1)

crime organizado(1)

cultura benfiquista(1)

d. eusébio(1)

djaló(2)

eleições(4)

eusébio(2)

fcporto(3)

fruta(6)

fruta e café com leite(5)

funes mori(2)

futebol(2)

futsal(7)

gaitan(5)

garay(2)

glorioso(9)

hóquei em patins(2)

ivan cavaleiro(3)

jj(7)

jorge jesus(23)

josé veiga(2)

lfv(6)

liga(6)

liga dos campeões(14)

luís filipe vieira(9)

luisão(2)

matic(3)

melgarejo(2)

mercado de transferências(3)

modalidades(3)

nelson oliveira(15)

olivedesportos(3)

pedro proença(3)

plantel(2)

portugal(2)

povo(2)

proença(3)

rangel(2)

razões para ser do benfica(5)

rodrigo(6)

rui costa(4)

selecção(2)

somos grandes(3)

sporting(10)

ucl(2)

ultras(4)

vai-te embora que não deixas saudades(5)

yannick djaló(2)

todas as tags

blogs SAPO
Subscrever feeds