Domingo, 1 de Julho de 2012
Mania da perseguição ou complexo de inferioridade?
por Filipe Boto Machado, Dom 01/Jul/12

Uma capa de um jornal apresenta uma fotografia dos 10 jogadores de campo da Selecção Nacional unidos, abraçados, expectantes, esperando na zona de meio-campo pela marcação de uma grande penalidade antes de serem eliminados do Euro-2012 pela Espanha. Quem pode ver aqui um problema, um acto de discriminação, provocação ou perseguição? Um calimero. Olhando para a imagem, os nossos amigos calimeros notaram que não estava Rui Patrício, na altura a tentar defender uma grande penalidade que um jogador espanhol estaria a bater. Pior que isso, eles notaram que estava lá o Nélson Oliveira que eles tanto odeiam porque não foi formado na famosa Academia que tão bem tem servido Benfica, Porto e Selecção Nacional. Estes dois factos foram motivo para um post que acusa o jornal A BOLA de benfiquismo e coloca o Sporting como uma vítima do sistema que tenta beneficiar o Benfica.

Mania da perseguição ou complexo de inferioridade? Os calimeros são assim.

Aqui fica o post e os comentários dos amigos calimeros.

 

Quanto ao Nélson Oliveira, caros calimeros, estamos na presença de um jovem de 20 anos, que foi o 2º melhor marcador do Mundial sub-20 e considerado o 2º melhor jogador do torneio (não foi o jornal A BOLA que assim o elegeu...). Ainda não marcou golos na Liga porque não teve muitas oportunidades para isso. Caros calimeros, o Nélson joga num clube que tinha na época passada no seu plantel Cardozo, melhor marcador da última Liga, Rodrigo e Saviola (não temos Ribas ou Bojinovs, pois desses não os queremos nem na equipa B, não vão eles estragar aqueles que andam a tentar aprender). No entanto, o Nélson já fez um golo na Liga dos Campeões, competição na qual o vosso clube não mete os pés há uns valentes anos e quando lá vai envergonha o país com resultados negativos de 12-1 numa eliminatória. O tempo dar-me-á razão. O Nélson responderá em golos à quantidade de veneno que andam a expelir no último mês e meio.

gloriosamente escrito por Filipe Boto Machado
link do post | chutar para golo
15 comentários:
CP
Mania da perseguição e complexo de inferioridade!

deixado em 1/7/12 às 21:57
responder a comentário | discussão

Bem me parecia que era essa a resposta. Obrigado por ter confirmado a minha ideia.

deixado em 6/7/12 às 11:43
responder a comentário | início da discussão

Caro Filipe, quanto ao mito da formação (que em tempos foi boa, sim) do Sporting, como sendo a melhor em Portugal, permita-me que deixe aqui o post que publiquei no meu blog, sobre a realidade do futebol juvenil em Portugal e que tem no Benfica o clube que mais ganha e mais dá jogadores à Selecção Nacional, em todos os escalões de formação:


http://camisolaberrante.blogspot.pt/2012/07/o-futuro-promete.html


Acaba o Euro 2012 e abre a "oficina" da Luz para a época do Benfica 2012/2013.

Finalmente vamos poder voltar a pensar só no Benfica!

Este é o presente e todos acreditamos no sucesso do futuro.

No futuro próximo, com a crença de um Benfica campeão na época que agora começa, mas também com confiança no futuro a médio/longo prazo.

Como o presidente Luís Filipe Vieira muito bem frisou, na inauguração da Casa do Benfica em Aveiro, "enquanto outros despedem - por opção ou necessidade - nós investimos na Formação":

http://aovivo.slbenfica.pt/Noticias/DetalhedeNoticia/tabid/790/ArticleId/23393/language/pt-PT/Luis-Filipe-Vieira-Nos-investimos-na-Formacao.aspx

A título de exemplo, gostava de vos relembrar o campeonato nacional ganho pela nossa equipa de futebol de Iniciados A (actualmente chamada, a nível federativo de Júniores C).

Aqui estão as imagens das comemorações após jogo do título, com o Vizela (onde apenas o empate bastava, mas ganhámos de forma indiscutível, por 3-0):

http://www.youtube.com/watch?v=Dc9pH68yd5E&feature=plcp


Na jornada anterior tínhamos ido ganhar bem a casa do Sporting:

http://www.youtube.com/watch?v=yCnaW2ONopM&feature=plcp

Contudo, as imagens para as quais chamaria a vossa especial atenção são as da penúltima jornada da fase regular, onde batemos o Vizela por 9-0 e vejam a maturidade com que jogam já estes nossos jovens futebolistas, de apenas 15/16 anos:

http://www.youtube.com/watch?v=glQ_g7y-n9k&feature=plcp

Há vários jogadores que mostram grande potencial, mas se ainda não repararam, revejam o vídeo anterior e atentem no extremo, nº 11, Aurélio Buta... um nome a reter.

Não espanta, pois, que este e mais 9 nove jogadores desta equipa perfaçam o contingente de 10 jogadores benfiquistas presentes na última convocatória da Selecção Nacional de Sub-15:

http://www.fpf.pt/portal/page/portal/PORTAL_FUTEBOL/SELECCOES/NOTICIA?notid=12418504

O futuro promete!

Abraço,
NF
Glorioso nº 15194
http://camisolaberrante.blogspot.pt/

deixado em 2/7/12 às 12:30
responder a comentário | discussão

Rafael Ortega
"O futuro promete!"

Se o Jorge Jesus for corrido a pontapé num futuro próximo, talvez.
de outra forma acho muito difícil que os jovens formados no Benfica tenham hipóteses.
A não ser que sejam jovens de qualquer outro país que não o nosso...


Caro Rafael, também eu gostava muito que tivéssemos mais portugueses na equipa, mas este ano, precisamente com Jorge Jesus, já tivemos Miguel Vítor, Luís Martins e Nélson Oliveira.

Na época que agora começa, ainda mais iremos ter.

Não se pode esperar que, de um momento para o outro, comecemos já os jogos com 11 portugueses formados no Benfica.

É um processo gradual.

Por isso disse e repito... o futuro promete!

Abraço,
NF
Glorioso nº 15194
http://camisolaberrante.blogspot.pt/


Rafael Ortega
Há mais portugueses a jogar regularmente no Chelsea e no Real Madrid que no Benfica...

Ninguém falou em ter 11 jogadores formados no Benfica a jogar já.

Falar no Luís Martins só pode ser piada, jogou um jogo da Liga dos Campeões porque o Emerson estava castigado, jogou 2 jogos no final da época quando já não contava para nada.
O Miguel Vítor só jogou quando todos os outros estavam lesionados.
O Nélson Oliveira só não foi despachado, ao que parece, porque o Vieira não deixou.

Preocupa-me mais ter dispensado o Quim e ir buscar o Roberto.
Acho muito estranho ter mandado embora o Carlos Martins e depois a meio da época constatar que não havia médios suficientes.
Acho ridículo toda a situação do Rúben Amorim, ainda para mais emprestá-lo a uma filial do Porto.

Não tenho dúvidas nenhumas que se esses três fossem argentinos o Jesus teria tido uma postura muito diferente.

deixado em 3/7/12 às 12:18
responder a comentário | início da discussão

Outside
"(...)tem no Benfica o clube que mais ganha e mais dá jogadores à Selecção Nacional, em todos os escalões de formação"

Que barrigada de riso.
Está a brincar comigo ou com os benfiquistas?

Que jogadores portugueses forma e optimiza o SLB?

Depois de resultados dignos nas camadas inferiores da formação, que jogadores são utilizados pelo clube.

Recentemente? Miguel Vitor ? O Oliveira ?

Quantos portugueses se encontram entre os já trinta do plantel?

Espinhas dorsais enviesadas.

Cumprimentos.


Caro “Outside”,

Não reparei, na primeira vez que li a sua reacção ao meu comentário, que o seu pseudónimo e a expressão “está a brincar comigo ou com os benfiquistas”, indicava claramente não ser benfiquista.

Desconhecendo a sua preferência clubística, desconfio pelo discurso que seja sportinguista, pois os meus amigos adeptos do Sporting costumam optar pelo mesmo tipo de comentários.

Estava, em primeiro lugar, para lhe perguntar se é sócio do seu clube, seguindo uma política que tenho vindo a adoptar ultimamente de só falar e discutir futebol com “homólogos”, isto é associados do clube de cada um, contudo, como você não foi mal-educado, vou abrir uma excecção.

Depois, se me pergunta se estou a brincar consigo ou com os benfiquistas, devo dizer-lhe que embora não me leve demasiado a sério, o objectivo do meu comentário não era brincar, mas sim dar a minha opinião que julgo ser válida, como a de todos e perdoe-me a desilusão mas não o escrevi para si, que não tenho a honra de conhecer, nem pelo nome, mas escrevi-o a pensar, sim nos benfiquistas.

Deixe-me desafiar a ordem natural das coisas e começar pelo fim, do seu comentário ao meu comentário e dedicar-me ao seu desabafo respeitante a “espinhas dorsais enviesadas” (aliás, noto neste e em outros comentários seus que gosta bastante de empregar a palavra “enviesadas”). Essa foi uma expressão usada, não por mim, mas pelo Presidente do Sport Lisboa e Benfica e já há algum tempo. Pessoalmente, nem gosto de usar essa expressão, uma vez que, mesmo sendo uma imagem simbólica, o futebol é uma actividade humana e as pessoas têm coluna vertebral, tal como os restantes mamíferos, sendo as espinhas dorsais próprias dos peixes.

Naturalmente que o trabalho feito na formação não dá resultados imediatos, mas sim a médio prazo e a reestruturação operada pelo Benfica nessa área começa agora a dar os seus primeiros frutos, precisamente com os jogadores que refere, como Miguel Vítor, Luís Martins e Nélson Oliveira e outros que este ano farão parte do nosso plantel principal.

Pergunto-lhe eu, que jogadores optimiza a mítica formação do Sporting?

Sem dúvida que têm formado dos melhores jogadores portugueses dos últimos anos, mas que resultados desportivos ajudaram eles a dar ao Sporting?

Segundo me lembro têm andado a ajudar Benfica, Porto e vários clubes internacionais a conquistar títulos.

Mas mesmo essa relação que quantidade está a mudar e como disse e reafirmo, nos últimos 2 a 3 anos o Benfica é o clube que mais ganha e mais dá jogadores à Selecção Nacional em todos os escalões de formação (excecção injusta à convocatória para a presença no último Europeu de Sub 19, onde ainda assim teve presença assinalável).

Se duvida, consulte os registos.

Se quer continuar a viver na ilusão, assim como a maioria dos sportinguistas, de que o Sporting continua a ser o melhor exemplo de sucesso na formação em Portugal, por mim tudo bem, é da maneira que o Benfica continuará a evoluir nessa área sem que a “concorrência” faça alguma coisa quanto a isso.

Cumprimentos,
NF
Glorioso nº 15194
http://camisolaberrante.blogspot.pt/


Caros,

Gostava de esclarecer uma coisa. Se bem me lembro, quem prometeu a espinha dorsal da Selecção Portuguesa no Benfica foi Vale e Azevedo. Essa promessa não foi de LFV. É uma história muitas vezes repetida pelos calimeros, mas que não faz sentido, pois é tão antiga que ainda Vale e Azevedo era presidente e o Sporting ainda lutava pelo título de campeão. Como vêem, já lá vai um tempo.

Já agora, eu não quero que o meu clube ganhe o título do "clube que jogou com mais portugueses". Pretendo que ganhe títulos. Se tal acontecer com portugueses, melhor, mas não prefiro perder com portugueses do que ganhar com estrangeiros. No entanto, como em muitas outras coisas, provavelmente, esta preferência é uma questão de "cultura benfiquista" vs. "cultura sportinguista".


Caro Filipe e Caros todos,

Em primeiro lugar um "mea culpa"...

Realmente, não foi Luís Filipe Vieira que afirmou ir ter o Benfica a "espinha dorsal da Selecção", mas sim João Vale e Azevedo.

Efectivamente, até considerei que teria sido Luís Filipe Vieira a defender tal desiderato e não João Vale e Azevedo.

Não importa para o caso, mas devo realçar que nos meus jovens (desde os 4 anos de idade) 30 anos de sócio, nunca votei no Dr. João Vale e Azevedo (em 1997 votei pela primeira vez e coloquei os meus 20 votos na lista do Engº Abílio Rodrigues) e tenho sido sempre apoiante e votante em Luís Filipe Vieira, situação que pretendo manter caso, como espero, se recandidate.

Devo declará-lo pois, caso tivesse tido a noção de ter sido esse advogado a proferir tais palavras, nunca teria escrito "o Presidente do Sport Lisboa e Benfica".

Depois e mais importante, concordo em tudo o que o Filipe disse.

Se gostaria de ter 11 portugueses fora de série na equipa principal do Benfica e assim ser campeão nacional e europeu?

Claro!

Mas também gostaria de ser eu o nº 10 e capitão dessa equipa e já não tenho (quase) idade nem nunca tive talento para tal.

Quero é que seja o nosso emblema a brilhar mais alto que todos os outros, independentemente da nacionalidade dos nossos jogadores.

Os nossos adversários costumam brincar com a expressão "o Benfica é dos sócios", mas é assim mesmo, o Benfica é mesmo dos sócios e não "o Benfica é dos jogadores".

E mesmo os sócios, pasme-se com a nossa grandeza mundial, não são apenas portugueses.

Ainda uma dica aos nossos amigos sportinguistas... vejam a "enorme quantidade" de titulares portugueses na sua equipa e despeçam os restantes estrangeiros (quase todos).

Ainda há pouco tempo Jorge Jesus, talvez em declarações demasiado sinceras para as sensibilidades portuguesas, explicou muito bem o porquê de tantos jogadores estrangeiros numa equipa que, em Portugal se quer competitiva.

É que os jogadores portugueses com talento, fruto da exposição que o nosso campeonato e as nossas equipas (Sporting incluído) têm na Europa, são e ficam mais caros que jogadores de igual valia de outros mercados, sobretudo o sul americano.

Os sportinguistas, sobretudo, deviam ter disto noção e é esta a razão porque não têm aproveitado o enorme valor dos jogadores que têm formado nas últimas décadas.

Agora, o que sinceramente acredito é que o Benfica, devido à sua humilde grandeza conseguirá aproveitar, mesmo desportivamente os reais valores que tem vindo e virá formar nas suas escolas.

Apesar e além de tudo isto, como dizia e muito bem o Filipe, quero é que o Benfica ganhe.

E ganhará!

Abraço,
NF
Glorioso nº 15194
http://camisolaberrante.blogspot.pt/

deixado em 13/7/12 às 23:57
responder a comentário | início da discussão

Rui Miguel Galrinho
Cheguei aqui através da nossa fé. E achei um piadão ao post. Noto que agora convocam-se jogadores prospectivamente: o rapaz não jogou ainda coisa, tirando o campeonato do mundo de sub-20. No campeonato onde, normalmente, se recrutam os jogadores convocados para estas competições, o rapazinho jogou meia dúzia de vezes. Parece que em toda a carreira tem 4 ou 5 golos em provas. Estranho mesmo muito o post não ter elogiado as excelentes prestações do grande jogador da prova. Parecia exagerado eu sei, mas chegado ao fim da leitura, não se notava muito. O que nos safa é que no futuro ele vai marcar muitos golos. Saia ele do clube onde está e, a marcar tantos golos, arrisca-se a ficar em casa.

Por outro lado, falar em goleadas europeias (contra o Bayern Munique) por parte de quem levou 7 (sete, esse número emblemático para essas bandas) do colosso Celta de Vigo (campeão da II LIga espanhola), faz-me lembrar agora o PS a falar da falta de licenciatura do Relvas.

Mas que está com piada está. Parabéns.

deixado em 7/7/12 às 13:56
responder a comentário | discussão

Caro, como disse no post, estou certo que o Nélson vai mostrar a seu tempo que o Paulo Bento não estava enganado e vocês vão engolir tudo o que dizem dele.
A questão da sua convocatória dever-se ao clube onde está é algo que nem dito muitas vezes se torna verdade. Achar que um jogador é convocado por quotas não faz sentido, mas achar que foi por quotas que ele entrou em todos os jogos por volta dos 70 minutos vai além dos limites do bom senso.
Quando penso que aqueles que criticam a convocatória do Nélson Oliveira são os mesmos que pediam a convocatória de Saleiro, Tonel e André Santos também acho isso um piadão. Aliás, para achar piada às vossas opiniões, basta dar um pulinho ao site que o trouxe até cá.
Finalmente, meu caro, vocês falam dos 7 de Vigo e de um 6º lugar como uma cassete que vos enfiaram na cabeça para atenuar a dor que é vencer um campeonato de duas em duas décadas. De resto, tenham calma, 10 anos já passaram. Mais de metade do caminho está feito. Só faltam 8 anos.


Outside
Nos últimos vinte anos quantos campeonatos tem o Benfica?

Obrigado...sois enormes.



Nos últimos 20 anos o Benfica tem 3 títulos de campeão nacional. O Sporting tem 2 títulos. Aliás para vocês é indiferente ser nos últimos 20 ou nos últimos 30 anos. O número de títulos é o mesmo.

Já agora, aproveito para dizer que a história não se constrói com um corte no tempo que mais vos convém. A dimensão de um clube vê-se no seu presente, na sua história (o Benfica nasceu em 1904) e na quantidade dos seus adeptos. Na história e nos adeptos somos, de facto, enormes. O presente podia ser melhor, mas podemos nos orgulhar de ter estado entre as 8 melhores equipas da Europa, tendo sido eliminados por aquele veio a conquistar o título europeu. Não estou a falar do Bilbao.


Outside
Não...está a falar do Chelsea. Enorme.

Não obstante as perspectivas enviesadas, fique bem.

deixado em 7/7/12 às 22:02
responder a comentário | início da discussão

Comentar post

Os Gloriosos
Últ. comentários
Comigo foi aqui mais pertinho! Estavamos em Agosto...
Comigo, foi em Los Angeles. Pergunta habitual do m...
Há 28 anos, estava eu no metro em Budapeste quando...
Sou sócio do Benfica e o Benfica é a minha associa...
A fase "Rui Vitória" há-de ter melhores dias. Já t...
BLOGCOUNTER
Pesquisar
 
Posts recentes

Muy grandioso

Futebol dos anos 80

Jogos que não se esquecem

1988: Benfica a preto-e-b...

Inferioridade numérica

Arquivo

Setembro 2015

Agosto 2015

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Outubro 2008

Ligações
Mais comentados
20 comentários
19 comentários
16 comentários
16 comentários
Tags

a noite do oscar(1)

a um quinto do preço a que foi vendido o(1)

acidente(1)

adeptos(1)

aimar(3)

aimar; ópera; mozart; flauta mágica;(1)

alá é grande(1)

álvaro(1)

andrades(3)

andré almeida(1)

andré gomes(5)

aniversário(1)

anti-adepto(1)

antifa(1)

arbitragem(6)

assim se vê a grandeza do slb(1)

atletismo(2)

barcelona(1)

basquetebol(1)

benfica(56)

benfica tv(1)

benfica-porto(3)

benficácia(1)

bento(3)

bernardo silva(1)

biografia(1)

bloqueio(1)

bruno alves(1)

cada religião tem a sua catedral(19)

calimero(4)

campeão(2)

capdevila(2)

cardozo(7)

carlos manuel(2)

carrega(1)

carrega benfica(3)

carrega benfica; nós só queremos benfica(1)

carregabenfica(5)

chalana(2)

chalana e aimar(1)

chama imensa(1)

champions league(1)

chapa 4(1)

chorem menos(1)

classe(1)

clássico(1)

classico(1)

clube satélite(1)

confiança(1)

contratações(15)

corram mais(1)

corrupção(1)

cortez(1)

crime organizado(1)

cultura benfiquista(1)

d. eusébio(1)

djaló(2)

eleições(4)

eusébio(2)

fcporto(3)

fruta(6)

fruta e café com leite(5)

funes mori(2)

futebol(2)

futsal(7)

gaitan(5)

garay(2)

glorioso(9)

hóquei em patins(2)

ivan cavaleiro(3)

jj(7)

jorge jesus(23)

josé veiga(2)

lfv(6)

liga(6)

liga dos campeões(14)

luís filipe vieira(9)

luisão(2)

matic(3)

melgarejo(2)

mercado de transferências(3)

modalidades(3)

nelson oliveira(15)

olivedesportos(3)

pedro proença(3)

plantel(2)

portugal(2)

povo(2)

proença(3)

rangel(2)

razões para ser do benfica(5)

rodrigo(6)

rui costa(4)

selecção(2)

somos grandes(3)

sporting(10)

ucl(2)

ultras(4)

vai-te embora que não deixas saudades(5)

yannick djaló(2)

todas as tags

blogs SAPO
Subscrever feeds