Segunda-feira, 23 de Julho de 2012
Uma questão de lógica
por Filipe Boto Machado, Seg 23/Jul/12

Por uma questão de lógica, e até bom senso, um plantel deve ter duas opções para cada posição. Uma ou outra posição pode exigir três/quatro jogadores como é o caso do avançado para a equipa alterar o sistema de jogo. No entanto, não há nada neste Mundo que justifique um plantel ter três ou quatro jogadores para determinadas posições e ausência de alternativas noutras.

No primeiro ano de JJ, o Benfica começou a temporada com 2 jogadores por posição. Ainda antes da época começar, JJ correu com Patric e Yebda. Chegámos a Janeiro e JJ dispensou Shaffer e Urreta. O plantel começava a ficar desequilibrado. Desde então, nunca mais se equilibrou. Ora faltam extremos (há dois anos tínhamos apenas Salvio e Gaitan), ora faltam médios (no ano passado, quando faltava Witsel, o Benfica tinha a alternativa em Granada), ora faltam laterais direitos (desde há três anos que Maxi faz todos os jogos possíveis e quando não pode mesmo temos uma adaptação para desenrascar: Witsel, Rúben Amorim ou André Almeida). Porque motivo o Benfica contrata tanto jogador para a mesma posição e permanece com lacunas tão evidentes em certas posições?

Já escrevi em tempos que este ano temos um excesso de extremos incompreensível. A época começou e confirma-se. São tantos que JJ tenta adaptá-los e só dá asneira. Bruno César no centro passa a vida a ser antecipado e a atirar-se para o chão. Melgarejo e Djaló são demasiado maus defensivamente para darem em laterais da noite para o dia. Os avançados também são tantos que, com Nelson Oliveira e Rodrigo ausentes, Hugo Vieira mal calçou as chuteiras, Kardec pouco se mostrou (também é verdade que tem pouco para mostrar), Mora jogou apenas contra a Fundação Luís Figo e Michel nem deu à costa. No entanto, olhamos lá para trás e a coisa é completamente diferente. Garay e Luisão fazem os jogos todos, pois Jardel e Miguel Vítor nem lhes fazem sombra. Maxi joga 90 minutos em todos os jogos. Na esquerda, enquanto vai mostrando que Luisinho não pode ser mais do que uma segunda opção, JJ anda a tentar inventar um lateral esquerdo, tentando transformar um óptimo extremo, Melgarejo, num mau lateral (assim se queimam jogadores…). Entretanto, temos 4 laterais em casa à espera de um empréstimo: Shaffer, Emerson, Capdevila e Carole. Extremos a mais, avançados em excesso e mantêm-se as mesmas lacunas da temporada passada. Na esquerda falta-nos um lateral esquerdo titular e na direita alguém que permita que Maxi Pereira seja humano. Para a esquerda JJ admite que o Benfica está no mercado, mas para a direita ele diz que vai tentar encontrar solução no plantel. As questões que coloco são as seguintes:

 

- Durante uma época inteira, todos sabiam que Coentrão ia ser transferido. Porque não preparámos a sua substituição atempadamente e tivemos que contratar um tipo que não pode porque não tem pernas (Capdevila) e outro que não sabe fazer melhor porque não nasceu com aptidão para a prática do futebol (Emerson)?

- Durante a temporada passada, todos viram qual a lacuna da equipa: lateral esquerdo. Capdevila e Emerson não serviam. Os dois juntos não faziam um bom lateral esquerdo. Não resolveram o problema em Janeiro, já vamos no final de Julho e continuamos sem solução. Porque não prepararam esta contratação atempadamente?

- Há três anos que o Maxi anda a jogar em regime “sessões contínuas” na direita da nossa defesa. Até chegou a ter que sair do avião directamente para dentro das quatro linhas porque não existe alternativa e o Benfica não arranja o raio de um lateral direito para o substituir?

- Porquê tantos jogadores para o ataque e para jogarem nas alas? O catedrático vai arranjar uma nova táctica que vai surpreender o Mundo do futebol ou extremos e avançados vão ser adaptados a tudo quanto é posição?

 

Espero que tudo corra bem e que JJ tenha razão. Espero que, apesar de todas as lacunas evidentes, o Benfica tenha uma época de muito sucesso. No entanto, é difícil fechar os olhos a tanto disparate.

gloriosamente escrito por Filipe Boto Machado
link do post | chutar para golo
10 comentários:
moleculasdeamor... vermelhosangue
Alguém da Direção ou o rui Costa que nos explique... que nós somos muita burros... ah e vão contratar mais um extremo por uma pipa de massa, quando com esse dinheiro comprávamos os tais dois laterais... ah e dispensaram o lateral direito suplente da Dinamarca - equipa que foi ao Europeu... e é isto!

deixado em 23/7/12 às 22:24
responder a comentário

Vira o disco e toca o mesmo. Entretanto o porto com o vitó e o emplastro vai ganhando campeonatos.

deixado em 23/7/12 às 22:27
responder a comentário

Rafael Ortega
E para piorar tudo nas posições em que há alternativas estas só são utilizadas quando o titular estoira de cansaço.

O Benfica teve treinadores como Heynckes e o Mourinho que tiveram que jogar com jogadores que a maioria das equipas da 1ª Liga não iriam pegar. Esses dois com a equipa do Benfica do ano passado eram campeões com 15 pontos de avanço.
O Jorge Jesus com a equipa do Trapatonni ficava a meio da tabela. Com a equipa dos outros dois descia de divisão.

O homem é péssimo a gerir os jogadores que tem e não exige os que lhe fazem falta.

deixado em 23/7/12 às 23:35
responder a comentário | discussão

Completamente de acordo caro Rafael.

Não reconheço assim tanto mérito ao JJ pelo título de há 3 anos. Com aquela equipa, ele não fez mais do que cumprir a obrigação de vencer o título. Ainda assim fiquei sempre a espinha encravada de ter que esperar pela última jornada e termos perdido no Dragão na penúltima jornada com mais um jogador em campo.

De resto, é habitual vermos a equipa estoirar em Março porque, não só jogam sempre os mesmos, como a equipa é preparada para atingir o pico de forma algures em Janeiro. Analisem-se as três épocas de JJ no Benfica e veja-se os resultados em Janeiro, Goleamos, massacramos o adversário. Em Fevereiro começam os primeiros sinais de cansaço e a partir de Março vamos sempre em queda livre. Esperemos que este ano a planificação seja outra.

deixado em 25/7/12 às 12:44
responder a comentário | início da discussão

CP
A resposta a todas as suas perguntas é a mesma: incompetência pura assente na falta de humildade de Jorge Jesus e na ausência de uma "politica de clube" que se sobreponha a um qualquer treinador.
Sou muito benfiquista desde sempre. pago lugar anual e continuarei, como sempre, a apoiar o meu clube, mas que já começa a ser um bocadinho vergonhoso, lá isso começa.
Não é uma aposta errada. não é um ano mau. não é um mau planeamento de época. É ISSO TUDO QUE SE COMEÇA A MULTIPLICAR POR VÁRIOS ANOS SEM QUE SE VISLUMBRE UMA QUALQUER MUDANÇA.
O plantel é tão desiquilibrado que só poderá ser planeado por uma qualquer mente delirante.
Eu até já estava a favor da nova lei que impediria emprestar jogadores a equipas da 1ª liga. podia ser que assim contratassem menos uns 20 jogadores por época, que depois nem calçam as botas do SLB, e se concentrassem no plantel como deve ser. mas parece que tudo vai continuar na mesma. uma tristeza.

deixado em 24/7/12 às 00:07
responder a comentário

Para mim incompreensível é a continuação do JJ. :/

deixado em 24/7/12 às 00:50
responder a comentário

Inteiramente de acordo com o artigo.

deixado em 25/7/12 às 01:33
responder a comentário

J.E. Bragança
Completamente de acordo. E sobre extemos, além de adaptar Yannick, Melga e Bruno César, ainda joga com o coxo do Enzo Perez. E ainda temos o Urreta para chegar mais tarde.

deixado em 25/7/12 às 10:02
responder a comentário

no comments?
Os factos provados, conforme se conta no acórdão do CD:

"No final do jogo, cerca de 5 minutos após o seu término, o sr. Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, após sair do balneário da sua equipa, mais concretamente na designada zona técnica, interpelou, em tom alto e exaltado, o dr. Luís Duque, administrador da Sporting SAD, que se encontrava no hall de acesso aos balneários, proferindo, pelo menos, as seguintes expressões:

- “Devias ter vergonha”

- “Era para isto que vocês queriam controlar tudo”

- “Era para isto que queriam que a gente controlasse a arbitragem”

- “Foste tu que me disseste que tínhamos que controlar tudo”

- “Não me faças falar, não me obrigues a pôr a boca no trombone”

deixado em 27/7/12 às 10:54
responder a comentário | discussão

Caro,

Que comentários é que quer? Embora não me pareça que este assunto mereça grande comentário, já que se deu ao trabalho de pedir comentários num post que nada tem a ver com o assunto, fica a minha resposta.

O Sporting deslocou-se ao Estádio da Luz, jogou como nunca e perdeu como sempre (mesmo com um jogador a mais e com a ajuda do árbitro). Nas bancadas os seus adeptos decidiram ficar indignados com a caixa de segurança e fizeram aquilo que nenhuns outros fizeram sempre que viram o jogo nas mesmas condições: incendiaram uma bancada. Ontem como hoje, os sportinguistas serão sempre umas donzelas ofendidas. Ora com a caixa de segurança, ora com as expressões "indecorosas" que o presidente do SLB dirigiu ao leitão da Bairrada que colocaram a gerir o futebol do clube. As expressões não me parecem revelar nada mais do que a intenção do Sporting em controlar a arbitragem e o facto do Benfica se ter sentido roubado no final do jogo. De resto, se as expressões são bonitas ou não... Meu caro, para mim, assuntos de homens resolvem-se entre homens. Se não há nada criminoso ou condenável no assunto, para mim tudo não passa de uma novela sem interesse. No entanto, nestas como noutras coisas, é tudo uma questão de "cultura desportiva". Nós gostamos de jogar limpo, mas não nos julgamos vincondes de coisa nenhuma. Outros que até sugerem jogar sujo recriminam umas expressões mais agressivas e adoram novelas para se sentirem os donos da moral e dos princípios desportivos.

Saudações Benfiquistas,

deixado em 27/7/12 às 16:39
responder a comentário | início da discussão

Comentar post

Os Gloriosos
Últ. comentários
Comigo foi aqui mais pertinho! Estavamos em Agosto...
Comigo, foi em Los Angeles. Pergunta habitual do m...
Há 28 anos, estava eu no metro em Budapeste quando...
Sou sócio do Benfica e o Benfica é a minha associa...
A fase "Rui Vitória" há-de ter melhores dias. Já t...
BLOGCOUNTER
Pesquisar
 
Posts recentes

Muy grandioso

Futebol dos anos 80

Jogos que não se esquecem

1988: Benfica a preto-e-b...

Inferioridade numérica

Arquivo

Setembro 2015

Agosto 2015

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Outubro 2008

Ligações
Mais comentados
20 comentários
19 comentários
16 comentários
16 comentários
Tags

a noite do oscar(1)

a um quinto do preço a que foi vendido o(1)

acidente(1)

adeptos(1)

aimar(3)

aimar; ópera; mozart; flauta mágica;(1)

alá é grande(1)

álvaro(1)

andrades(3)

andré almeida(1)

andré gomes(5)

aniversário(1)

anti-adepto(1)

antifa(1)

arbitragem(6)

assim se vê a grandeza do slb(1)

atletismo(2)

barcelona(1)

basquetebol(1)

benfica(56)

benfica tv(1)

benfica-porto(3)

benficácia(1)

bento(3)

bernardo silva(1)

biografia(1)

bloqueio(1)

bruno alves(1)

cada religião tem a sua catedral(19)

calimero(4)

campeão(2)

capdevila(2)

cardozo(7)

carlos manuel(2)

carrega(1)

carrega benfica(3)

carrega benfica; nós só queremos benfica(1)

carregabenfica(5)

chalana(2)

chalana e aimar(1)

chama imensa(1)

champions league(1)

chapa 4(1)

chorem menos(1)

classe(1)

clássico(1)

classico(1)

clube satélite(1)

confiança(1)

contratações(15)

corram mais(1)

corrupção(1)

cortez(1)

crime organizado(1)

cultura benfiquista(1)

d. eusébio(1)

djaló(2)

eleições(4)

eusébio(2)

fcporto(3)

fruta(6)

fruta e café com leite(5)

funes mori(2)

futebol(2)

futsal(7)

gaitan(5)

garay(2)

glorioso(9)

hóquei em patins(2)

ivan cavaleiro(3)

jj(7)

jorge jesus(23)

josé veiga(2)

lfv(6)

liga(6)

liga dos campeões(14)

luís filipe vieira(9)

luisão(2)

matic(3)

melgarejo(2)

mercado de transferências(3)

modalidades(3)

nelson oliveira(15)

olivedesportos(3)

pedro proença(3)

plantel(2)

portugal(2)

povo(2)

proença(3)

rangel(2)

razões para ser do benfica(5)

rodrigo(6)

rui costa(4)

selecção(2)

somos grandes(3)

sporting(10)

ucl(2)

ultras(4)

vai-te embora que não deixas saudades(5)

yannick djaló(2)

todas as tags

blogs SAPO
Subscrever feeds