Quinta-feira, 2 de Agosto de 2012
O empréstimo de Nélson Oliveira
por Filipe Boto Machado, Qui 02/Ago/12

Não concordo com muita coisa que JJ tem feito. Estou preocupado com a forma como este plantel tem sido construído. No entanto, não estou tão desapontado com o empréstimo do Nélson, como aparentemente está a maioria dos benfiquistas. Neste momento, o Nélson precisa de jogar e, sejamos realistas, com a concorrência existente, tal não se afigura fácil no Benfica. Na maioria dos jogos jogaremos com um ponta-de-lança. A primeira opção será sempre Cardozo. Na ausência deste, jogará, provavelmente, Rodrigo. Ainda há Saviola que não é o jogador de 2009/10, mas ainda é um jogador muito útil em certos jogos. Por fim, temos ainda Mora, Michel, Hugo Vieira e Kardec, que, não sendo melhores que Nélson Oliveira, servem perfeitamente como 4ª opção para o ataque.

Quem viu o Nélson Oliveira no Mundial sub-20 sabe que está ali um jogador cheio de potencial. Quem observou atentamente os jogos do Nélson na época passada percebeu que o talento está lá, mas ele precisa de jogar para amadurecer e decidir melhor o que fazer em cada momento do jogo. Neste momento, o Nélson é capaz do melhor e do pior, tanto pode desmarcar-se nas costas da defesa, arrancar em velocidade e fazer golo, como pode perder bolas infantilmente por pecar no momento da decisão. As suas lacunas só se podem colmatar com competição. Em suma, precisa de jogar para atingir um nível mais elevado e para isso tem que ser emprestado. Devia tê-lo sido na época passada. Se tal tivesse acontecido, provavelmente estaríamos a falar, neste momento, do seu regresso ao Benfica preparado para lutar por um lugar no onze. No entanto, JJ decidiu travar a sua evolução, colocando o Nélson uma época a jogar intermitentemente. Sejamos realistas, o Nélson Oliveira é um bom jogador, mas não tinha lugar no onze do Benfica no ano passado nem o teria este ano. No entanto, acredito que pode ter no futuro. Para tirar partido do talento do Nélson Oliveira, o Benfica precisa emprestá-lo e deixá-lo crescer. Estamos a falar de um ponta-de-lança. São muito poucos os que aparecem nos grandes clubes com apenas 20 anos. Deixemos o Nélson fazer-se jogador para depois voltar ao Benfica no momento certo.

Bem sei que nestes dias os adeptos dos nossos adversários estão a regozijar-se com este empréstimo. No entanto, não temos que nos incomodar com isso. Em primeiro lugar, eles não têm nos seus clubes melhores avançados que Cardozo e Rodrigo. Em segundo lugar, no futebol nunca interessa como algo começa, mas sim como acaba. O Nélson saiu para voltar no próximo ano. Não há motivo para apressarmos nada. No momento certo, o Nélson Oliveira provará o seu valor no Benfica.

gloriosamente escrito por Filipe Boto Machado
link do post | chutar para golo
3 comentários:
Nuno
Tambem concordo inteiramente cm o emprestimo do Nelson do Roderick e do David Simao. Todos podem jogar mais e ganhar experiencia. O Benfica lucrara com isso.

deixado em 2/8/12 às 08:24
responder a comentário

Aquifolivm
Vi o mundial do Nelson Oliveira no Eurosport que transmitiu os jogos desde o início, e não só quando começaram a dar nas vistas, como fez a RTP, e sim vi ali um jogador com grande potencial, mas verdade seja dita, naquele onze que jogava todo à defesa também não era muito difícil alguém com um pouco mais de qualidade na frente se destacar.
Entretanto ao que parece e por iniciativa do presidente ele integrou o plantel, mas no Benfica não o vi fazer nada de relevante e a verdade é que nem um golo para amostra marcou no campeonato.

Foi à seleção, e parece-me que foi cumprir a cota benfiquista, como que para não se dizer que o Benfica não tinha nenhum jogador na seleção, mas nos jogos que fez também não vi nada de relevo. Esforçou-se sim e correu, mas é muito curto.

Foi emprestado, parece-me que é o melhor, porque estar num plantel só para aquecer o banco não é bom nem para ele nem para o clube.

deixado em 6/8/12 às 19:08
responder a comentário | discussão

Concordo que a Selecção sub-20 , naquele Mundial, tinha uma postura defensiva, mas não acho que fosse fácil algum avançado se destacar nesse contexto. O Nélson jogava "sozinho contra o Mundo", segurava a bola, aguentava as cargas e ainda partia sozinho para a frente com a bola controlada. Se isso for fácil, não sei o que é difícil no futebol. Com os jogadores da sua idade e experiência competitiva, o Nélson destacou-se. Isso parece-me ser um bom sinal.

Acho injusta a análise que fez ao desempenho do Nélson na época passada. Jogou pouco, logo é natural que não tenha feito vários golos. No campeonato jogou mesmo muito pouco. No entanto, é interessante notar que, embora jogando pouco, o Nélson foi decisivo em dois ou três jogos Zenit em casa para a Champions e Paços de Ferreira fora para o campeonato). Não me parece que tenha sido assim tão mau para época de estreia no Benfica com tão poucas presenças na equipa. Os lagartos querem fazer passar a mensagem de que o Nélson Oliveira teve uma época miserável e é um verdadeiro flop , mas estou muito longe de estar de acordo. No entanto, há coisas assim: mesmo que sejam mentira, ditas muitas vezes parecem verdade.

Quanto à sua prestação no Euro-2012 , não foi brilhante, mas seria de esperar outra coisa? O Nélson é um jogador com potencial, mas não é para já uma estrela do futebol português. Jogou pouco, rendeu pouco, mas acho fantástico ler tanta crítica ao desempenho do Nélson Oliveira quando as alternativas mais experientes para a posição fizeram tão pouco, principalmente o Hugo Almeida que bateu recordes de fora-de-jogo por minuto jogado e não certou um único remate na baliza. Já agora deixo uma questão: se não fosse convocado o Nélson Oliveira, qual deveria ter sido o 3º ponta-de-lança convocado?

deixado em 8/8/12 às 21:46
responder a comentário | início da discussão

Comentar post

Os Gloriosos
Últ. comentários
Comigo foi aqui mais pertinho! Estavamos em Agosto...
Comigo, foi em Los Angeles. Pergunta habitual do m...
Há 28 anos, estava eu no metro em Budapeste quando...
Sou sócio do Benfica e o Benfica é a minha associa...
A fase "Rui Vitória" há-de ter melhores dias. Já t...
BLOGCOUNTER
Pesquisar
 
Posts recentes

Muy grandioso

Futebol dos anos 80

Jogos que não se esquecem

1988: Benfica a preto-e-b...

Inferioridade numérica

Arquivo

Setembro 2015

Agosto 2015

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Outubro 2008

Ligações
Mais comentados
20 comentários
19 comentários
16 comentários
16 comentários
Tags

a noite do oscar(1)

a um quinto do preço a que foi vendido o(1)

acidente(1)

adeptos(1)

aimar(3)

aimar; ópera; mozart; flauta mágica;(1)

alá é grande(1)

álvaro(1)

andrades(3)

andré almeida(1)

andré gomes(5)

aniversário(1)

anti-adepto(1)

antifa(1)

arbitragem(6)

assim se vê a grandeza do slb(1)

atletismo(2)

barcelona(1)

basquetebol(1)

benfica(56)

benfica tv(1)

benfica-porto(3)

benficácia(1)

bento(3)

bernardo silva(1)

biografia(1)

bloqueio(1)

bruno alves(1)

cada religião tem a sua catedral(19)

calimero(4)

campeão(2)

capdevila(2)

cardozo(7)

carlos manuel(2)

carrega(1)

carrega benfica(3)

carrega benfica; nós só queremos benfica(1)

carregabenfica(5)

chalana(2)

chalana e aimar(1)

chama imensa(1)

champions league(1)

chapa 4(1)

chorem menos(1)

classe(1)

clássico(1)

classico(1)

clube satélite(1)

confiança(1)

contratações(15)

corram mais(1)

corrupção(1)

cortez(1)

crime organizado(1)

cultura benfiquista(1)

d. eusébio(1)

djaló(2)

eleições(4)

eusébio(2)

fcporto(3)

fruta(6)

fruta e café com leite(5)

funes mori(2)

futebol(2)

futsal(7)

gaitan(5)

garay(2)

glorioso(9)

hóquei em patins(2)

ivan cavaleiro(3)

jj(7)

jorge jesus(23)

josé veiga(2)

lfv(6)

liga(6)

liga dos campeões(14)

luís filipe vieira(9)

luisão(2)

matic(3)

melgarejo(2)

mercado de transferências(3)

modalidades(3)

nelson oliveira(15)

olivedesportos(3)

pedro proença(3)

plantel(2)

portugal(2)

povo(2)

proença(3)

rangel(2)

razões para ser do benfica(5)

rodrigo(6)

rui costa(4)

selecção(2)

somos grandes(3)

sporting(10)

ucl(2)

ultras(4)

vai-te embora que não deixas saudades(5)

yannick djaló(2)

todas as tags

blogs SAPO
Subscrever feeds