Terça-feira, 14 de Agosto de 2012

Não consigo entender quem é o clube beneficiado com o facto da janela de transferências fechar apenas dia 31 de Agosto. Não consigo encontrar clubes que tenham interesse nesta situação. As competições internas já começaram. Em alguns países, no final de Agosto, já terão sido jogadas 3 ou 4 jornadas. Alguns clubes podem, no limite, mudar a totalidade do seu onze da 3ª para a 4ª jornada. As próprias competições europeias têm o seu início antes do fim do mês. Clubes, jogadores e adeptos, ninguém sai a ganhar com isto. Neste contexto de indefinição, como pode o treinador definir o plantel, planear a época devidamente e preparar a equipa para as primeiras jornadas do campeonato se nem sabe quantos dos seus atuais jogadores estarão no clube dia 1 de Setembro? Alguns jogadores estão com um pé dentro e outro fora do clube. Por este motivo, jogam os primeiros jogos oficiais com a cabeça noutro lado ou ficam na prateleira à espera que o período de transferências chegue ao seu fim. É lógico que os clubes se podem e devem preparar para determinadas transferências, mas a situação está longe de ser a ideal.

 

Tem sido regra nas últimas épocas, os grandes negócios terem lugar nos últimos dias da janela de transferências. É natural que assim seja. O deadline é um dos elementos-chave de qualquer negociação. A aproximação do dealine obriga as partes a convergirem para um acordo. Deste modo, quanto maior a distância a esse deadline, maior a margem para ambas as partes esgrimirem argumentos e adiarem o entendimento, na expetativa de melhor oportunidade de negócio. Manter a janela de transferências aberta até 31 de Agosto incentiva os clubes a concluírem os negócios nos últimos dias de Agosto e não antes das competições iniciarem. Por exemplo, o Benfica ainda venderá alguém, simplesmente está a fazer o seu jogo de paciência à espera da melhor oferta, enquanto os interessados estão a aguardar pelos últimos dias para jogarem com a necessidade do Benfica vender. No caso do Benfica, será vendido Witsel, Gaitán, Cardozo ou Javi García? Como este ano temos entrada direta na Champions, não teremos jogadores que, ao jogarem pelo Benfica na competição, fiquem impedidos se serem inscritos por outros clubes nas competições europeias, o que manterá o suspense até ao último dia do mercado.

 

Como em muitas outras coisas no futebol (tecnologia da linha de golo, vídeo-árbitro, etc), também neste caso parece-me fácil, pelo menos, minimizar o impacto das transferências nos clubes e nas verdade das competições. Porque não fechar esta janela de transferências no fim de Julho? Muitos dos negócios dar-se-iam nos últimos dias de Julho, ainda antes de se iniciarem os campeonatos, permitindo aos treinadores e jogadores cerca de 15 dias de preparação séria para a nova época. As grandes transferências teriam lugar de qualquer modo. No entanto, talvez existisse um menor número de transferências, pois existia menos tempo para o efeito. Provavelmente, é este o motivo que leva a UEFA a prolongar este período de transferência, sobrepondo-o com o início das competições, pois isso aumenta a quantidade de dinheiro a circular com benefício para aqueles que vivem das transferência de futebolistas. Entretanto, como nada podemos fazer para evitar esta situação, continuaremos com as nossas dúvidas quando formos à Luz no sábado: Witsel jogará frente ao Braga? Se jogar frente ao Braga, estará cá em Setembro? Algum jogador do Braga que no sábado jogará na Luz será do Benfica em Setembro? No ano passado, só à 4ª jornada pudemos saber com que plantel o Benfica ia contar. Este ano, por capricho do calendário, temos sorte, na 3ª jornada já temos essa certeza.

gloriosamente escrito por Filipe Boto Machado
link do post | chutar para golo
3 comentários:
31 de Julho não considera o campeonato russo, pois não? Esse já começou à mais tempo...

deixado em 14/8/12 às 12:21
responder a comentário | discussão

Exactamente. Não estou a considerar o campeonato russo, alguns nórdicos e outros tantos a leste da Europa. Quanto me refiro à necessidade de encerrar a janela de transferências antes do início da competição refiro-me à maioria dos campeonatos europeus. Não podemos querer um período de transferências na Europa quando todos os campeonatos estão parados, pois isso só acontece em Junho, mês no qual tem lugar, de dois em dois anos, uma grande competição internacional (Euro ou Mundial). No entanto, resolvendo a problema para a maioria, todos teriam maior estabilidade. O facto do período de transferências ir até ao fim de Agosto ainda torna a situação mais dramática para os campeonatos que iniciam a competição em Julho, pois, em alguns casos, já terá decorrido mais de 1/4 da competição quando os plantéis ficarem finalmente definidos.

deixado em 14/8/12 às 16:19
responder a comentário | início da discussão

Aquifolivm
Eu não consigo compreender este calendários de contratações, muito menos, a existência da reabertura do mercado em janeiro, porque a meu ver vai colidir com a questão da equidade na competição.

De qualquer das formas no que nos diz respeito, ninguém vai obrigar o Benfica a vender jogadores, só vende porque quer, como tal depois não há razões para queixas do género "ah e tal ficamos sem bons jogadores em cima do fecho do mercado e não podemos colmatar essa saída". Tivemos o exemplo do FCP que no ano passado ficou sem o Falcão e andou a época toda a caçar com o Kleber. Não se pode ter tudo, dinheiro e grandes jogadores! Um clube é para jogar à bola e ganhar competições e não para vender jogadores à mínima oportunidade.

Depois não consigo compreender como se possa sequer equacionar a venda do Witsel. Acho completamente idiota que se venda um jogador que só faz uma época no clube, no mínimo, um jogador que chega ao Benfica deveria fazer duas épocas seguidas, no mínimo!! E não fazer como se fez com a venda de Ramires ao Chelsea, ainda por cima por meia dúzia de tostões para um jogador fabuloso.


deixado em 14/8/12 às 21:36
responder a comentário

Comentar post

Os Gloriosos
Últ. comentários
Comigo foi aqui mais pertinho! Estavamos em Agosto...
Comigo, foi em Los Angeles. Pergunta habitual do m...
Há 28 anos, estava eu no metro em Budapeste quando...
Sou sócio do Benfica e o Benfica é a minha associa...
A fase "Rui Vitória" há-de ter melhores dias. Já t...
BLOGCOUNTER
Pesquisar
 
Posts recentes

Muy grandioso

Futebol dos anos 80

Jogos que não se esquecem

1988: Benfica a preto-e-b...

Inferioridade numérica

Arquivo

Setembro 2015

Agosto 2015

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Outubro 2008

Ligações
Mais comentados
20 comentários
19 comentários
16 comentários
16 comentários
Tags

a noite do oscar(1)

a um quinto do preço a que foi vendido o(1)

acidente(1)

adeptos(1)

aimar(3)

aimar; ópera; mozart; flauta mágica;(1)

alá é grande(1)

álvaro(1)

andrades(3)

andré almeida(1)

andré gomes(5)

aniversário(1)

anti-adepto(1)

antifa(1)

arbitragem(6)

assim se vê a grandeza do slb(1)

atletismo(2)

barcelona(1)

basquetebol(1)

benfica(56)

benfica tv(1)

benfica-porto(3)

benficácia(1)

bento(3)

bernardo silva(1)

biografia(1)

bloqueio(1)

bruno alves(1)

cada religião tem a sua catedral(19)

calimero(4)

campeão(2)

capdevila(2)

cardozo(7)

carlos manuel(2)

carrega(1)

carrega benfica(3)

carrega benfica; nós só queremos benfica(1)

carregabenfica(5)

chalana(2)

chalana e aimar(1)

chama imensa(1)

champions league(1)

chapa 4(1)

chorem menos(1)

classe(1)

clássico(1)

classico(1)

clube satélite(1)

confiança(1)

contratações(15)

corram mais(1)

corrupção(1)

cortez(1)

crime organizado(1)

cultura benfiquista(1)

d. eusébio(1)

djaló(2)

eleições(4)

eusébio(2)

fcporto(3)

fruta(6)

fruta e café com leite(5)

funes mori(2)

futebol(2)

futsal(7)

gaitan(5)

garay(2)

glorioso(9)

hóquei em patins(2)

ivan cavaleiro(3)

jj(7)

jorge jesus(23)

josé veiga(2)

lfv(6)

liga(6)

liga dos campeões(14)

luís filipe vieira(9)

luisão(2)

matic(3)

melgarejo(2)

mercado de transferências(3)

modalidades(3)

nelson oliveira(15)

olivedesportos(3)

pedro proença(3)

plantel(2)

portugal(2)

povo(2)

proença(3)

rangel(2)

razões para ser do benfica(5)

rodrigo(6)

rui costa(4)

selecção(2)

somos grandes(3)

sporting(10)

ucl(2)

ultras(4)

vai-te embora que não deixas saudades(5)

yannick djaló(2)

todas as tags

blogs SAPO
Subscrever feeds