Quinta-feira, 22 de Março de 2012
Atirei o pau ao dragon
por Miguel Noronha, Qui 22/Mar/12

Reproduzo na integra o seguinte comunicado do fêcêpê que, inicialmente, pensei tratar-se de uma bricadeira do 1º de Abril. Visto que ainda faltam uns dias parece que é mesmo a sério

 

A Madrassa da Ericeira
«Uma educadora de infância de uma escola pré-primária da Ericeira alterou a letra da popular canção infantil "Atirei o pau ao gato" e acrescentou-lhe no final "batata frita, viva o Benfica". A história soube-se porque um pai, adepto do FC Porto, apresentou uma queixa no Ministério da Educação.

O FC Porto saúda o civismo do pai e condena este proselitismo feito em escolas públicas, que em vez de ensinarem os valores da liberdade de escolha, ou de opinião, preferem ser uma espécie de "ayatollahs" das suas próprias preferências.

 

Mais grave é entretanto o FC Porto ter tido conhecimento que a adulteração da letra é prática diária e repetida três vezes ao dia não só no jardim-infância da Ericiera, mas também em todas as escolas do pré-escolar do agrupamento e também noutras dos concelhos de Lisboa e Cascais.

Urge, por isso, que o Ministério da Educação se pronuncie sobre estes fascistas do gosto e dê instruções para que em todas as escolas do país se acabem de uma vez por todas com práticas que fazem lembrar os tempos da outra senhora».

gloriosamente escrito por Miguel Noronha
link do post | chutar para golo
10 comentários:
está a brincar? O Porto escreveu uma coisa desta?

deixado em 22/3/12 às 21:18
responder a comentário

Aquifolivm
O complexo de inferioridade é fudido.
Já escrevi várias vezes que Pinto da Costa é o herói e ao mesmo tempo vilão porque reduz o clube dentro das suas muralhas. Se nos anos oitenta faria algum sentido o discurso do "estão todos contra nós" hoje em dia é completamente ridículo. Não se compreende que um clube que ganhou tudo em trinta anos não tenha uma massa adepta muito maior, porque ninguém corre atrás dos que perdem. Nós somos sempre pelos que ganham, e as crianças ainda mais porque vão atrás dos seus ídolos. Mas este discurso dos "mouros" só faz com que apesar de ganhar muito se torne num clube também odiado.

E este comunicado é uma verdadeira anedota.

deixado em 22/3/12 às 21:46
responder a comentário

Seismilhoesum
Estou verdadeiramente estupefacto! Que digam que um árbitro que visita o presidente do clube que vai arbitrar dois dias antes, é para conselhos matrimoniais! Que foram fundados em 1893 e NINGUÉM nos anos seguintes soubesse quem era, nem tenham ido ao seu funeral! Etc, etc, etc ....
Agra isto? Que o "doente" daquele pai tenha ido fazer queixa ao Ministério .... agora .... que surja "este" comentário no site oficial????!!!!!
Faz-me lembrar as ameaças ao Salman Rushdie!
E "ayatollahs" (ou como se escreva)?
Muitos nervos vão por aquelas bandas! E julgo que quando começarem a vencer as datas ....

deixado em 22/3/12 às 23:06
responder a comentário

Este notícia deixou-me perplexo. Então o FCP saúda pelo civismo o pai de uma criança que, em vez de apresentar um protesto ao Ministério de Educação por a letra da canção ser um claro hino de apelo a maus tratos aos animais (o gato, no caso), apresenta queixa por um salutar "viva o Benfica"? Nem as batatas fritas (muito más para o colesterol, como se sabe) mereceram a sua repulsa? Muito mal, este encarregado de educação! Temo pelo futuro desta criança...

deixado em 23/3/12 às 10:42
responder a comentário | discussão

CP
ahahahahhh.. muito bom. a noticia é boa. o comunicado é divinal e o seu comentário está lá :)

deixado em 23/3/12 às 13:24
responder a comentário | início da discussão

Miguel F
Ponto prévio: acho que podem/devem evitar-se estas situações. Sobretudo, em contexto educativo, de sala de aula, ou equivalente. Não é correcto que se faça. Não há necessidade de incluir o Benfica na música e o Benfica não precisa disso para ser mesmo GRANDE.

Dito isto, e porque o ridículo comunicado do ridículo clube acentua como cavalo de batalha a "liberdade de escolha" contra os "fascistas do gosto", e porque, de certeza, há funcionários dessas escolas centralistas, do regime, que se despedem de alunos e pais com um "Até amanhã, se Deus quiser" ou quando questionados se uma visita de estudo correu bem, respondem "Graças a Deus", aguardo agora um comunicado específico relativo a esse enorme abuso desses fascistas religiosos - o Estado é laico! Ou será que, com isso, o papa não se incomoda?... - Há pessoas que não acreditam em Deus ou que não reconhecem a sua existência e que, ansiosamente, esperam por uma investida heróica, qual Robin dos Bosques ou Zorro, desse clube que é uma escola de virtudes e um farol de justiça, para os defender de tão grandes prejuizos... obrigando o Ministério da Educação a acabar com isso...

A menos que não se trate de um problema de "fascismo de gostos", mas antes da tradicional azia, porque o Benfica é mesmo muito grande. Maior que os seus dirigentes, maior que o fêcêpê (muito maior), maior que Portugal!

Se a música fosse sobre o Ericeirense (não sei se existe), como seria o comunicado dos paladinos da justiça (sim, porque iam fazer um, certo?)? - E se fosse sobre o... sporting???

Só mais uma nota para dizer que gostava de perguntar se, ao menos, cantavam afinados, os meninos? É que pode ter sido a desafinação que aborreceu aquele pai, hbituado que está a música de outra qualidade. Daquela que já todos ouvimos, via youtube! (Tripulha, não se arranjam uns vídeos da miudagem a cantar "...#viva o Benfica!#"? - Depois o clube do Porto apresentava-os como prova para condenar o MEC e todos os professores envolvidos e... o Tribunal ilibava toda a gente, porque as escutas não servem para condenar actos tão terríveis, como todo o país aprendeu, à custa do clube do Porto - mais um ensinamento que temos que agradecer ao "genial, presidente... genial").

Nota: o comunicado insurge-se contra o... Benfica, na verdade, tentando, pretensiosamente, mostrar preocupação em evitar discriminação de quem é ou pensa diferente. No entanto, goste-se ou não, usa, como metáfora, algumas figuras associadas à religião islâmica - "madrassa", "Ayatollah"...
- Às vezes, é preciso um bocadinho de inteligência, mesmo que aparente. Evitam-se figuras tristes e demonstrações de pequeneze, sobretudo, tacanhez!

Já agora, senhora professora, pese o seu bom gosto, retire lá a referência ao Benfica na música. Agradecemos, mas não é necessário... e, com certeza, tem mais que fazer do que andar a preocupar-se com comunicados... patetas e com o impacto que sempre causam, à conta desta nossa "comunicação social"!

Fiquem bem, se Deus quiser (oooops!!!)

deixado em 23/3/12 às 11:09
responder a comentário | discussão

benfiquista normal
e já agora senhora professora, da próxima vez que lhe vierem apresentar uma reclamação evite justificar-se dizendo "quem está mal, muda-se" ou "na sala só há duas crianças que não são benfiquistas". é que tal demonstração da incompreensão do que é a escola publica e os direitos liberdades e garantias de um cidadão português só dão mau nome aos adeptos de um clube cujas maiores vitórias aconteceram no tempo de uma ditadura. depois a malta começa a associar coisas e é uma chatice...


Miguel F
Concordo, obviamente... - tem toda a razão.

Não falei disso (estive para o fazer) porque me custa a acreditar que o tenha dito, assim, de forma tão descontextualizada como foi apresentado.
É que o pai, extremoso e preocupado, pode ter adulterado um bocadinho a história (e nos pormenores... ... ... bem, às vezes, até se perdem campeonatos, por causa de golos em fora de jogo), no sentido de lhe dar o colorido extra que apela à indignação de todas as pessoas normais, e não só dos portistas muito afectados com isto - essas "respostas" da professora são mesmo à medida, para provocar esse efeito. Mais do que cantar ou fazer cantar o que quer que seja, uma professora não deve, por várias razões, por educação, responder assim a um pai /encarregado de educação... que, de certeza, quando o seu clube ganha títulos, muda o canal de televisão se aparecem os JOGADORES (e não os adeptos que não devem muito à inteligência) desse clube a cantar "SLB,.. SLB,... SLB, SLB, SLB... filhos d- ----- do SLB... filhos d- ------- do SLB".
Educação acima de tudo! De todos, para todos...

deixado em 23/3/12 às 14:18
responder a comentário | início da discussão

FC
Quer dizer que em 13 crianças, só duas não são benfiquistas?
Assim, já percebo a azia do "Frutabol" Clube do Porto. É, já agora, do pai fanático, que tem receio de ver o pequeno rebento enveredar por "maus caminhos"...

deixado em 23/3/12 às 14:50
responder a comentário | início da discussão

Cosme Damião
Aaaaaaaaaaatirei o pau ao Porco-co,
mas o Porco-co não morreu-eu-eu
Dom Reinaldo-do assustou-se-se
com o berro, com o berro que o Porco deu

(retirado do EternoBenfica)

deixado em 23/3/12 às 14:56
responder a comentário

Comentar post

Os Gloriosos
Últ. comentários
Comigo foi aqui mais pertinho! Estavamos em Agosto...
Comigo, foi em Los Angeles. Pergunta habitual do m...
Há 28 anos, estava eu no metro em Budapeste quando...
Sou sócio do Benfica e o Benfica é a minha associa...
A fase "Rui Vitória" há-de ter melhores dias. Já t...
BLOGCOUNTER
Pesquisar
 
Posts recentes

Muy grandioso

Futebol dos anos 80

Jogos que não se esquecem

1988: Benfica a preto-e-b...

Inferioridade numérica

Arquivo

Setembro 2015

Agosto 2015

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Outubro 2008

Ligações
Mais comentados
20 comentários
19 comentários
16 comentários
16 comentários
Tags

a noite do oscar(1)

a um quinto do preço a que foi vendido o(1)

acidente(1)

adeptos(1)

aimar(3)

aimar; ópera; mozart; flauta mágica;(1)

alá é grande(1)

álvaro(1)

andrades(3)

andré almeida(1)

andré gomes(5)

aniversário(1)

anti-adepto(1)

antifa(1)

arbitragem(6)

assim se vê a grandeza do slb(1)

atletismo(2)

barcelona(1)

basquetebol(1)

benfica(56)

benfica tv(1)

benfica-porto(3)

benficácia(1)

bento(3)

bernardo silva(1)

biografia(1)

bloqueio(1)

bruno alves(1)

cada religião tem a sua catedral(19)

calimero(4)

campeão(2)

capdevila(2)

cardozo(7)

carlos manuel(2)

carrega(1)

carrega benfica(3)

carrega benfica; nós só queremos benfica(1)

carregabenfica(5)

chalana(2)

chalana e aimar(1)

chama imensa(1)

champions league(1)

chapa 4(1)

chorem menos(1)

classe(1)

clássico(1)

classico(1)

clube satélite(1)

confiança(1)

contratações(15)

corram mais(1)

corrupção(1)

cortez(1)

crime organizado(1)

cultura benfiquista(1)

d. eusébio(1)

djaló(2)

eleições(4)

eusébio(2)

fcporto(3)

fruta(6)

fruta e café com leite(5)

funes mori(2)

futebol(2)

futsal(7)

gaitan(5)

garay(2)

glorioso(9)

hóquei em patins(2)

ivan cavaleiro(3)

jj(7)

jorge jesus(23)

josé veiga(2)

lfv(6)

liga(6)

liga dos campeões(14)

luís filipe vieira(9)

luisão(2)

matic(3)

melgarejo(2)

mercado de transferências(3)

modalidades(3)

nelson oliveira(15)

olivedesportos(3)

pedro proença(3)

plantel(2)

portugal(2)

povo(2)

proença(3)

rangel(2)

razões para ser do benfica(5)

rodrigo(6)

rui costa(4)

selecção(2)

somos grandes(3)

sporting(10)

ucl(2)

ultras(4)

vai-te embora que não deixas saudades(5)

yannick djaló(2)

todas as tags

blogs SAPO
Subscrever feeds