Terça-feira, 10 de Abril de 2012
Fazendo o Balanço
por José Melo e Sá, Ter 10/Abr/12

Boa noite, previamente queria pedir desculpa por não escrever no blogue com muita frequência, apesar de ser um seguidor do mesmo. Dado aos acontecimentos recentes, sinto a necessidade de dizer o que me vai na alma sobre o nosso clube, o Benfica.

Quando aqui escrevi pela última vez, o Benfica liderava confortavelmente o campeonato com 5 pontos de avanço para o segundo classificado. Hoje, não poderia ser mais diferente: acabamos de entregar de bandeja o título ao nosso grande rival, o único que consegue competir connosco (mesmo usando métodos pouco convencionais). 

O que se passou então de um momento para o outro? De quem é a culpa? O que tem de mudar?

A estas perguntas, cada um tem a sua opinião: o treinador, o futebol português, os árbitros e a corrupção instalada a norte, etc. Do meu ponto de vista a grande mudança a ocorrer no nosso clube tem de acontecer no topo. Isso mesmo, o presidente Luis Filipe Vieira. Sendo grato por todo o excelente trabalho que fez ao renascer o Benfica, acredito que Vieira não reune condições para continuar a presidir o nosso clube. Financeiramente, o clube vai sobrevivendo com a venda de jogadores mas o passivo tem aumentado ano após ano e isso é algo que , mais tarde ou mais cedo, iremos pagar. Desportivamente, não vale apena comentar: 2 campeonatos e umas 5 taças em 10 anos é manifestamente pouco para um clube com a nossa dimensão. Depois, o dinheiro (mal) investido em jogadores que até um cego vê que não tem qualidade para jogar com o manto sagrado e por fim o número absurdo de treinadores que por cá ja passaram. Mau demais. É necessário sangue novo. Alguém que faça ver ao treinador e à equipa que no Benfica só há um resultado possível: ganhar. Alguém que faça o clube ganhar campeonatos consecutivamente e não de 5 em 5! A exigência está baixa, e vamo-nos habituando a vê-los festejar consecutivamente. Meus senhores: O PORTO NOS ÚLTIMOS 10 ANOS TEM MAIS TÍTULOS EUROPEUS QUE NÓS NACIONAIS!!

Preocupa-me o facto de não haver um benfiquista a quem se reconheça capacidade para disputar umas eleições com o Vieira e, ou muito me engano, este vai continuar por lá. Quem também me parece que vai continuar por lá é Jorge Jesus. O treinador que nos deu o último título e nos pôs a jogar muito bem futebol está com uma margem de manobra cada vez menor. Mas quem poderia substitui-lo? Na minha opinião teria de ser um treinador experiente, estilo Trapatoni. À cabeça vêm me nomes como Van Gaal, Lipi, Eriksson, sendo que este já conheçe os cantos à casa. Noutro tipo de treinador, vejo Paulo Bento como uma possível opção mas com alguma resistência: os conflictos com jogadores são uma constante na sua carreira.

Por fim, tenho de falar de algo que todos nós estamos fartos de protestar: as arbitragens. Este ano ficará manchado por erros que nos prejudicaram e que, em parte nos fizeram estar onde estamos. O sistema está vivo, e mais forte que nunca. As nomeações não são feitas ao acaso e em determinados jogos-chave o Benfica é prejudicado: foi em Braga, na Luz contra o Porto e hoje em Alvalade. Pelo meio, jogos contra clubes menores que também tiveram os seus casos: académica, Olhanense (a expulsão e o consequente castigo a Aimar, é um jogada de génio de quem comanda o futebol em Portugal). Nunca jogamos só contra 11 e dessa forma torna-se dificil conquistar qualquer coisa que seja.

 

gloriosamente escrito por José Melo e Sá
link do post | chutar para golo
7 comentários:
André F.
Não posso estar mais de acordo. LVF tem de sair urgentemente do Sport Lisboa e Benfica. Via josé veiga como uma boa opção, esse senhor conhece bem os esquemas do norte, e sabe como as coisas são feitas. Poderia ser uma arma para o Benfica, tem sede de ganhar, e foi importante na conquista do campeonato de 2005. quanto a treinadores, custa-me conceder outra oportunidade a jesus depois do que sucedeu esta época, mas, para substitui-lo, só um treinador de craveira mundial, ou então, um grande benfiquista (porventura mozer, ex defesa do SLB que me parece um treinador com algum talento, e é um grande benfiquista) que mostrasse aos jogadores que estes devem honrar a camisola, e não estarem sempre em campo a pensar onde vão jogar na próxima época, como o caso de nico gaitan que na minha opinião tem revelado uma falta de profissionalismo gritante nos últimos jogos. Saudações benfiquistas!

deixado em 10/4/12 às 03:39
responder a comentário | discussão

Inteiramente de acordo, se bem que é tempo de Jesus abandonar o Benfica, sem sombra de dúvida. No futebol não há insubstituíveis. Um treinador de craveira é a solução, pois agora temos equipa para competir com os melhores. E só mais um aspecto: se o sistema está vivo e de boa saúde, isso também se deve a Vieira, que miseravelmente apoiou esta corja que está no poder do futebol português.

deixado em 10/4/12 às 09:25
responder a comentário | início da discussão

Bujix
José Veiga???????????
Mas querem por lá outra vez um Vale e Azevedo???? minha nossa Senhora...
Discordando muito do LFV, ele levantou o nosso clube! Enquanto os candidatos forem Jaimes Antunes e quetais votarei sempre no LFV. Se começarem a aparecer candidatos a sério, com carreira e sem nada a ganhar pessoalmente, Moniz para mim era um excelente candidato, ai o piano toca outra música..

deixado em 10/4/12 às 10:02
responder a comentário | início da discussão

Wessel26
Eu ia buscar o Rui Vitória que em Paços e em Guimarães tem posto as suas equipas com um futebol extremamente atraente como o de Jesus mas muito mais consistente e inteligente.
O Vitória quando despediu Machado estava na linha de água agora está em sexto a lutar pela Europa.
Isto é fruto de um treinador que mesmo com parcos recursos como se sabe consegue montar equipas extremamente competitivas para alem de apostar nos jovens e na formação.
Precisamos de um projecto de futuro com jogadores da cantera e que conheçam a mística do nosso grande clube e não somente a ordem dos cifrões e esse caminho é mais fácil com jogadores jovens portugueses e que saibam realmente o que é este grande clube aliada à experiência de grandes jogadores que devemos contratar com critério e sobretudo com visão ...
Acho um pouco absurdo essa tese de que um treinador estrangeiro é a solução para todos os nossos problemas tendo tanta gente de qualidade a treinar em Portugal que conhecem a cultura do Benfica e que são hiper competentes ... Somos até um grande país exportador de grandes treinadores ... Porque é que nós tendo uma matéria prima tão valiosa queremos sempre estrangeiros que muitas vezes não conhecem a nossa história nem o futebol português e que muitas vezes e mais hoje em dia estão fora dos nossos orçamentos? Sabendo que a maioria desses treinadores conceituados estariam aqui apenas para ganhar visibilidade novamente para se pisgarem o quanto antes já que o dinheiro não mora por aqui? Sim porque os treinadores estrangeiros na sua grande maioria nos últimos 10 anos usaram somente o Benfica para conquistar outros voos e outros campeonatos ...
Os melhores da Europa contratam o treinador português e nós não os aproveitamos nem os ajudamos a crescer ...
Rui Vitória para mim é o homem certo no momento certo porque conhece muito bem o futebol português e os seus jogadores jovens a despontar e ainda é ambicioso e ganhador e monta extremamente bem as suas equipas ...
Ah e esqueci-me de um grande pormaior ... É benfiquista ... Sim porque isso é importante ... Precisamos de um treinador que sinta realmente o que este clube é e que volte a transmitir a estes meninos que não podem perder assim com o nosso maior rival sem sequer dar luta numa resignação perturbadora e deprimente ...
Bem sei que existem alguns jogadores que sentem a camisola e que lutam muito pelo nosso glorioso mas falta alguém que transmita essa garra e essa mística de ser Benfica todos os dias e em todos os jogos ... Porque a mística é algo que tem de se alimentar e não só dizer que se tem ...
O que eu vi ontem em Alvalade foi um conjunto desagregado de jogadores cansados que não deram tudo pelo seu clube e que a seguir vão jantar a qualquer sitio sem qualquer tipo de preocupação pelo que aconteceu porque sabem que os milhares estão lá à mesma no fim do mês ... Um grupo de meninos mimados que ao invés de jogar à bola escudaram-se somente no joguinho do empurra e do protesto continuo.
O que vejo são um conjunto de jogadores que querem é a montra da Champions para abalar do nosso clube e que depois da eliminação estão no seu geral pouco se borrifando para o campeonato ... A pré-eliminatória já está praticamente garantida ... De que serve continuar a esfalfar?
Peço desculpa mas este não é o Benfica que eu sempre conheci ... Um clube glorioso que podia perder mas deixava a pele em campo ... Ontem e nos últimos tempos sinto que o Benfica e a maioria dos seus jogadores somente tem ambição pessoal e o problema é que já não é a primeira vez que sinto isto já que a época passada aconteceu a mesma coisa ... E aposto que no defeso os nossos "símbolos" como por exemplo Luisão vão pedir outra vez para sair.
Desculpem mas perder por perder antes perder com a maioria de jogadores nossos do Benfica e com miúdos com vontade e com algo a provar. Desconfio que se fossemos mais Barcelona e menos Madrid perdíamos menos do que agora.
é hora de perceber isso e devolver o nosso grande clube às suas origens ou seja à gloria.
"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos" Fernando Pessoa

deixado em 10/4/12 às 09:00
responder a comentário | discussão

Rafael Ortega
Acho que há um estrangeiro que já têm provas dadas e que sabe o que é o Benfica. Sven Goran Erickson. Se se conseguir negociar um salário que o Benfica possa pagar...

O que diz sobre jogadores que sintam o clube tem muita razão de ser.

Foi um erro emprestar o Rúben Amorim. Foi outro erro que enquanto esteve no plantel tenha jogado tão pouco.

O Nélson Oliveira quase não joga. Se não fosse obrigatório 2 portugueses jogarem 45 minutos nos jogos da taça da Liga teria sido emprestado.

O David Simão está a jogar bem na Académica, no Benfica só lhe deram oportunidade em 2 ou 3 jogos da taça.

O André Almeida regressou de empréstimo para jogar 20 minutos contra o Beira-Mar.

O Miguel Vítor só jogou quando todos os outros centrais estavam lesionados (alguém viu o Lima no Benfica-Braga? Não, porque o Miguel Vítor não deixou).

O Luís Martins jogou 60 minutos num jogo da Champions porque o Emerson estava castigado e o Capdevilla não estava inscrito. De resto já é uma festa quando é convocado.

O Roderick Miranda (titular da selecção vice-campeã de sub-20) emprestado...

O Carlos Martins, que punha tudo em campo, brilha no Granada e não quer voltar...

Dois jogadores excelentes que estiveram no mundial de sub-20 (defesa esquerdo e médio, posições que nem fazem falta ao Benfica...) não renovaram com o Benfica e foram para o estrangeiro. Não acredito que o Benfica não tivesse dinheiro para os segurar, não o fez porque não quis.



Enquanto isso:
o Emerson é titular a época toda (que erro de casting).

O Aimar joga até rebentar (e mesmo rebentado, pois que jogue mais um pouco).

O Witsel já alinhou em 45 jogos esta época.

O Luisão e o Garay só não jogam se não conseguirem andar.

Não sei porque é que têm o Matic se o Javi Garcia só não joga quando está lesionado ou castigado.

O Maxi não tem suplente.

O Bruno César e o Gaitán, mesmo quando estão em má forma jogam.

Saviola e Nolito só entram perto do fim quando é preciso marcar. Não têm ritmo de jogo (porque jogam pouco), mas o Jesus acha que conseguem ser salvadores da pátria...

Isto na próxima época tem que dar uma grande volta.

deixado em 11/4/12 às 22:42
responder a comentário | início da discussão

choradeira
uuuuuuuááááááááááááááá..............

deixado em 10/4/12 às 10:32
responder a comentário

gugu
Por amor de deus... já chega! A culpa não é nem dos árbitros, nem do sistema, nem do emerson, nem dos falhanços do cardozo (não vejo os lagartos criticarem o wolfswinkel por falhar golos).
O Benfica tem plantel para estar agora em 1º isolado com muitos pontos de avanço para o 2º (seja ele um porto medíocre+hulk, um sporting que também foi roubado a época toda-inclusivamente na Catedral e estaria ainda na corrida ao 2º lugar, ou um braga que teve uma série impressionante de vitórias), a culpa não pode ser repartida por terceiros, quando a embarcação não chega a bom porto, o culpado é o timoneiro, o capitão... quem toma as decisões.

Todos os anos vemos chegar um plantel inteiro à Luz, em que metade são emprestados e nunca chegam a vestir a camisola - mas o que é isto???
Façamos contratações premeditadas para posições fulcrais, não inventemos, não teimemos - deixar um campeão do mundo no banco é simplesmente estúpido, vejamos o Polga nos nossos vizinhos, pode errar, mas dá outra firmeza ao sector.

Aprendamos com os nossos erros e com as virtudes dos outros!

deixado em 11/4/12 às 15:27
responder a comentário

Comentar post

Os Gloriosos
Últ. comentários
Comigo foi aqui mais pertinho! Estavamos em Agosto...
Comigo, foi em Los Angeles. Pergunta habitual do m...
Há 28 anos, estava eu no metro em Budapeste quando...
Sou sócio do Benfica e o Benfica é a minha associa...
A fase "Rui Vitória" há-de ter melhores dias. Já t...
BLOGCOUNTER
Pesquisar
 
Posts recentes

Muy grandioso

Futebol dos anos 80

Jogos que não se esquecem

1988: Benfica a preto-e-b...

Inferioridade numérica

Arquivo

Setembro 2015

Agosto 2015

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Outubro 2008

Ligações
Mais comentados
20 comentários
19 comentários
16 comentários
16 comentários
Tags

a noite do oscar(1)

a um quinto do preço a que foi vendido o(1)

acidente(1)

adeptos(1)

aimar(3)

aimar; ópera; mozart; flauta mágica;(1)

alá é grande(1)

álvaro(1)

andrades(3)

andré almeida(1)

andré gomes(5)

aniversário(1)

anti-adepto(1)

antifa(1)

arbitragem(6)

assim se vê a grandeza do slb(1)

atletismo(2)

barcelona(1)

basquetebol(1)

benfica(56)

benfica tv(1)

benfica-porto(3)

benficácia(1)

bento(3)

bernardo silva(1)

biografia(1)

bloqueio(1)

bruno alves(1)

cada religião tem a sua catedral(19)

calimero(4)

campeão(2)

capdevila(2)

cardozo(7)

carlos manuel(2)

carrega(1)

carrega benfica(3)

carrega benfica; nós só queremos benfica(1)

carregabenfica(5)

chalana(2)

chalana e aimar(1)

chama imensa(1)

champions league(1)

chapa 4(1)

chorem menos(1)

classe(1)

clássico(1)

classico(1)

clube satélite(1)

confiança(1)

contratações(15)

corram mais(1)

corrupção(1)

cortez(1)

crime organizado(1)

cultura benfiquista(1)

d. eusébio(1)

djaló(2)

eleições(4)

eusébio(2)

fcporto(3)

fruta(6)

fruta e café com leite(5)

funes mori(2)

futebol(2)

futsal(7)

gaitan(5)

garay(2)

glorioso(9)

hóquei em patins(2)

ivan cavaleiro(3)

jj(7)

jorge jesus(23)

josé veiga(2)

lfv(6)

liga(6)

liga dos campeões(14)

luís filipe vieira(9)

luisão(2)

matic(3)

melgarejo(2)

mercado de transferências(3)

modalidades(3)

nelson oliveira(15)

olivedesportos(3)

pedro proença(3)

plantel(2)

portugal(2)

povo(2)

proença(3)

rangel(2)

razões para ser do benfica(5)

rodrigo(6)

rui costa(4)

selecção(2)

somos grandes(3)

sporting(10)

ucl(2)

ultras(4)

vai-te embora que não deixas saudades(5)

yannick djaló(2)

todas as tags

blogs SAPO
Subscrever feeds