Quinta-feira, 19 de Abril de 2012
Os jornais já andam loucos
por Nuno Gouveia, Qui 19/Abr/12

 

Aproxima-se o final da época e os jornais desportivos da nossa praça dedicam-se a um dos seus hobbies favoritos: as contratações do Benfica. Todos os dias vão sendo lançados nomes para as primeiras páginas, sendo constantemente desmentidos no dia seguinte. Este ano não será diferente, pelo que se aguarda que os Benfiquistas respondam a este espectáculo degradante como ele merece: com desprezo e indiferença. 

 

Outra coisa bem diferente é a política de contratações do Benfica, que não tem estado isenta de erros. Nos últimos anos temos comprado muito (melhor do que anteriormente, é verdade), mas com muito desperdício. Ano passado comprámos jogadores de inegável qualidade: Bruno César, Nolito, Rodrigo, Nélson Oliveira (estes regressaram a casa), Matic, Garay, Artur e Witsel, mas desperdiçámos muitos recursos com jogadores que ou não renderam ou foram imediatamente emprestados sem que nunca venham a dar nada ao Benfica. É normal haver contratações falhadas (todos têm), mas não pode ser considerado habitual tantos erros de casting, nomeadamente aqueles que nunca chegam a envergar a camisola do Benfica. A grande excepção no leque de emprestados deverá ser Melgarejo, que acredito que irá ser um jogador de elite. Espero enganar-me, claro, e que tenhamos contratado mais grandes jogadores neste leque de emprestados.

 

Neste momento temos dezenas de jogadores cedidos a outros clubes. Com uma rápida pesquisa encontro estes:  Jan Oblak, Julio César, Rafael Copetti, Roderick, Carole, Fábio Faria, Wass, Shaffer, Sidnei, Airton, Carlos Martins, Élvis, Felipe Bastos, Felipe Menezes, Luis Fernandez, Ruben Amorim, Leo Kanu, Enzo Perez, Yartey, Nuno Coelho, Urreta, Éder Luís, Franco Jara, Rodrigo Mora, David Simão, Alan Kardec, Derliz Gonzales, Melgarejo. Haverá mais, certamente. Destes 28 jogadores, acredito que apenas têm hipóteses de regressar três ou quatro: Melgarejo, Carlos Martins, talvez Roderick e Ruben Amorim, este se Jesus sair do Benfica. Os restantes continuarão a rodar até acabar o contrato, ou, no caso de alguns jovens valores, como o Oblak e o David Simão, um dia ingressem no clube. Nesta lista temos bons jogadores, alguns caros, que por um ou outro motivo não tiveram sorte no Benfica. Estou a recordar-me do Jara, Éder Luís, Sidnei ou do Kardec, por exemplo. Nestes casos seria importante recuperar algum do investimento financeiro feito com eles.

 

Para a próxima época interessa olhar para os erros cometidos e corrigir os aspectos negativos. Deste modo, parece-me que apenas se deve contratar jogadores seguindo dois critérios: ou para entrar imediatamente na equipa ou jovens de inegável valor para rodar no campeonato português. Comprar um jogador e emprestá-lo a um clube de segunda linha francês (casos de Carole e Wass) é assumir desde logo o fracasso. Isto para não falar daqueles que estão a jogar no Brasil e Argentina, que nunca mais regressarão. Olhando para o nosso plantel, acredito que teremos de apostar nas duas laterais defensivas, especialmente à esquerda, e comprar um número 10 para compensar as ausências de Aimar. De resto, apenas deverão ser adquiridos jogadores para substituir as possíveis vendas, já que, apesar de estarmos nesta difícil situação no campeonato, o plantel tem muita qualidade, sendo provavelmente o melhor grupo de jogadores desde o Benfica de 1994. 

gloriosamente escrito por Nuno Gouveia
link do post | chutar para golo
2 comentários:
Aquifolivm
Sobre os jornais, temos três jornais diários sobre futebol (desportivos de nada têm) e logicamente que há que bombardear com notícias sobre o clube que tem mais adeptos para vender jornais. Nada de novo.

Sobre a aquisição de jogadores. Desde logo convém ter uma estratégia, e essa desde tem sido comprar jovens de grande valor, para os potenciar e vender a bom preço. E nisso não tenho nada a obstar, o clube fez mais de 100 milhões de euros em vendas só nestas épocas que Jesus chegou ao clube.

Coisa que já não entendo foi o investimento no Caixa Futebol Campus. Se não é para apostar nas camadas mais jovens então assumam isso frontalmente e acabem com futebol jovem porque não deve ser barato todo aquele investimento. Alguém se lembra do último grande jogador formado nas escolas do clube? Eu confesso que não.

É inequívoco que o clube tem comprado muito melhor. Acho que longe vão os tempos daquelas carradas de jogadores sem qualquer qualidade, mas acho que se tem comprado demais, aliás basta olhar para essa lista de jogadores emprestados.

Já não concordo essa observação dos jogadores de segunda linha a clubes franceses. Grande parte dos bons jogadores portugueses estão neste momento fora dos três grandes! O Coentrão veio de onde? Do Rio Ave clube que luta para não descer em Portugal. E depois a França terá das melhores escolas de formação. Um grande jogador pode estar em qualquer lado!! É preciso é ter bons olheiros, e já agora saber jogar no mercado. O Benfica tem quase sistematicamente perdido todas as grandes contratações para o rival azul e branco. Desde os tempos de Jardel aos mais recentes Álvaro Pereira e James Rodriguez. Já agora cá entre nós que ninguém nos ouve, aquele James tem andado muito mal aproveitado pelos lados do Dragão, quando o vi no mundial pela Colômbia pensei mesmo que iria estar ali o jogador sensação deste campeonato, mas ainda bem que não.
Mas como disse não basta ter bons olheiros, depois é preciso saber-se mexer com a devida sagacidade para não espantar a caça e pior vê-la fugir para os adversários diretos.

deixado em 20/4/12 às 22:20
responder a comentário

Rafael Ortega
Acho que o futuro suplente do Aimar já está no Benfica. O David simão fez grandes jogos o ano passado no Paços de Ferreira e este ano na académica também está muito bem.

deixado em 21/4/12 às 21:33
responder a comentário

Comentar post

Os Gloriosos
Últ. comentários
Comigo foi aqui mais pertinho! Estavamos em Agosto...
Comigo, foi em Los Angeles. Pergunta habitual do m...
Há 28 anos, estava eu no metro em Budapeste quando...
Sou sócio do Benfica e o Benfica é a minha associa...
A fase "Rui Vitória" há-de ter melhores dias. Já t...
BLOGCOUNTER
Pesquisar
 
Posts recentes

Muy grandioso

Futebol dos anos 80

Jogos que não se esquecem

1988: Benfica a preto-e-b...

Inferioridade numérica

Arquivo

Setembro 2015

Agosto 2015

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Outubro 2008

Ligações
Mais comentados
20 comentários
19 comentários
16 comentários
16 comentários
Tags

a noite do oscar(1)

a um quinto do preço a que foi vendido o(1)

acidente(1)

adeptos(1)

aimar(3)

aimar; ópera; mozart; flauta mágica;(1)

alá é grande(1)

álvaro(1)

andrades(3)

andré almeida(1)

andré gomes(5)

aniversário(1)

anti-adepto(1)

antifa(1)

arbitragem(6)

assim se vê a grandeza do slb(1)

atletismo(2)

barcelona(1)

basquetebol(1)

benfica(56)

benfica tv(1)

benfica-porto(3)

benficácia(1)

bento(3)

bernardo silva(1)

biografia(1)

bloqueio(1)

bruno alves(1)

cada religião tem a sua catedral(19)

calimero(4)

campeão(2)

capdevila(2)

cardozo(7)

carlos manuel(2)

carrega(1)

carrega benfica(3)

carrega benfica; nós só queremos benfica(1)

carregabenfica(5)

chalana(2)

chalana e aimar(1)

chama imensa(1)

champions league(1)

chapa 4(1)

chorem menos(1)

classe(1)

clássico(1)

classico(1)

clube satélite(1)

confiança(1)

contratações(15)

corram mais(1)

corrupção(1)

cortez(1)

crime organizado(1)

cultura benfiquista(1)

d. eusébio(1)

djaló(2)

eleições(4)

eusébio(2)

fcporto(3)

fruta(6)

fruta e café com leite(5)

funes mori(2)

futebol(2)

futsal(7)

gaitan(5)

garay(2)

glorioso(9)

hóquei em patins(2)

ivan cavaleiro(3)

jj(7)

jorge jesus(23)

josé veiga(2)

lfv(6)

liga(6)

liga dos campeões(14)

luís filipe vieira(9)

luisão(2)

matic(3)

melgarejo(2)

mercado de transferências(3)

modalidades(3)

nelson oliveira(15)

olivedesportos(3)

pedro proença(3)

plantel(2)

portugal(2)

povo(2)

proença(3)

rangel(2)

razões para ser do benfica(5)

rodrigo(6)

rui costa(4)

selecção(2)

somos grandes(3)

sporting(10)

ucl(2)

ultras(4)

vai-te embora que não deixas saudades(5)

yannick djaló(2)

todas as tags

blogs SAPO
Subscrever feeds