Quarta-feira, 2 de Maio de 2012
Começou a dança de nomes
por Nuno Gouveia, Qua 02/Mai/12

Luis Filipe Vieira, que tem andado desaparecido desde que as coisas começaram a correr mal (e o Benfica anda à deriva), deverá estar a preparar a próxima época. Como já se percebeu, a sua sobrevivência passa pelo afastamento de Jorge Jesus, agora que este caiu em desgraça (por culpa própria) no seio dos Benfiquistas. E Vieira, que tem conseguido manter-se na liderança do clube apesar dos maus resultados desportivos, tentará uma jogada que lhe garanta a reeleição. Afastar Jesus e contratar um nome que galvanize os Benfiquistas, independentemente se essa é, ou não, a melhor solução para o Benfica, será a sua opção. Dos nomes que têm vindo a circular na comunicação social, sempre sedenta de notícias, pouco tenho a acrescentar. André Villas Boas? Não sei se seria boa aposta e duvido que queira regressar a Portugal nesta fase da sua carreira, sobretudo ao Benfica. Um nome que me parece fora de hipótese. Rui Faria? E porque não tentar Silvino ou Baltemar Brito? Também estes são/foram adjuntos de Mourinho. Paulo Bento? Se for para aprofundar a sportinguização do Benfica, o clube que andou a festejar segundos lugares com a música da Champions, talvez seja a solução.

 

Não tenho preferência para o nome substituto de Jesus nesta fase. Até porque mais do que mudar de treinador, o Benfica precisa de uma mudança ao nível da gestão e da mentalidade. Se os jogadores e treinadores podem ser de qualquer clube, a estrutura devia estar infestada de benfiquistas e competentes nas suas funções. Parece que o primeiro critério não tem sido regra em certas áreas da gestão e o segundo, como se tem visto, também não. Por um Benfica vencedor, a mudança é urgente. A todos os níveis.

gloriosamente escrito por Nuno Gouveia
link do post | chutar para golo
9 comentários:
Cosme Damião
De acordo. Sem uma estrutura minimamente profissional e competente, qualquer treinador por melhor que seja estará destinado ao fracasso. Por isso é que no Porto "qualquer Vitor Pereira" se arrisca a ser campeão.

deixado em 2/5/12 às 11:49
responder a comentário

Ruben
O único benfiquista da direcção é o Rui Costa, mas esse foi afastado...

deixado em 2/5/12 às 14:44
responder a comentário

Filipe
Criticar agora o JJ é fácil. Difícil teria sido correr com ele depois de sermos campeões. Nessa época, com uma equipa absolutamente fantástica e um Porto de rastos, fomos campeões na última jornada. Julgaram muitos benfiquistas que isto era um feito fantástico. Nos últimos dois anos JJ encarregou-se de demonstrar o que sempre achei: com aquele plantel, onde pontificavam D.Luiz, Ramires, Di María e Fábio Coentrão, difícil era não ser campeão. Agora mandá-lo embora parece a opção óbvia. Um título de campeão custou-nos muitos dinheiro em jogadores, dois títulos seguintes perdidos, algumas humilhações (5-0 no Dragão e festa do título do Porto na Luz) e uma choruda indemnização ao JJ, no entanto, está mais do que na hora de tentar encontrar um treinador que saiba trabalhar o melhor plantel do Benfica nos últimos 20 anos.

deixado em 3/5/12 às 11:02
responder a comentário

Rui Dantas
O estar sempre a gritar "a mudança é urgente" não é, também, uma sportinguização?

deixado em 3/5/12 às 12:39
responder a comentário | discussão

Filipe
"Sportinguização" seria se ficássemos satisfeitos com o 2º lugar só porque um rival de estimação está mais abaixo. Estar insatisfeito com o facto de não ser campeão é ser benfiquista e não sportinguista. Não se façam confusões.


Além que, os sportinguistas, nos quatro anos em que ficaram em segundo lugar, também nunca pediram mudança. Estavam satisfeitos com o que tinham. O Filipe tem toda a razão.

deixado em 3/5/12 às 16:30
responder a comentário | início da discussão

Sou sportinguista, mas vou dar uma ajudinha. De cada vez que o FCP enfraquece, fecha-se e ganha forças de novo. De cada vez que algo corre mal (ou menos bem) no SCP ou no SLB, quer-se logomudar tudo e mudar tudo e mudar tudo. Alguém se lembra que a estabilidade é um fator importantíssimo nos êxitos do FCP (não apenas ela, mas muito ela)? E enquanto os clubes do sul se consomem em guerras intestinas, o clube do norte vai vivendo em paz.
Sim, com pena, festejámos o 2º lugar nos campeonatos em que o Benfica ficou abaixo dele. Deu-nos a Champions e algum dinheiro. Como só pode ser campeão um, do mal o menos. Embora o menos seja difícil de engolir. SL

deixado em 6/5/12 às 21:16
responder a comentário | início da discussão

Aquifolivm
O que este comentário do Nuno mostra é que os benfiquistas querem que Jesus saia porque estão fartos dele, o nome do substituto é secundário e não interessa para nada, querem mudar só por mudar, para ver uma cara nova, porque acham que, como que por mágica, as coisas mudem para melhor. É um salto de fé.

Isto é muito típico do português, aliás basta olhar para o país e para a política. Os portugueses estavam fartos do Sócrates, e acreditavam cegamente que o problema era ele, então bora lá tirá-lo de lá e não importava sequer quem o viesse substituir. Importava mudar a cara porque no dia seguinte às eleições esta cara nova acabaria com o que estava mal. E foi o que viu, com a aposta no mudar só por mudar.

E é o que se passa com os adeptos benfiquistas, o que querem é que Jesus saia porque só porque estão fartos dele, mais nada. Até admitem contratar Silvino (????) para o substituir! ou qualquer outra pessoa mesmo que nunca tenha treinado uma equipa de futebol na vida.

Desculpem, mas o fanatismo do adepto faz cegar.

Ninguém suporta o Ferguson no Manchester United mas, já teve inclusive problemas com montes de jogadores, o caso mais mediático quando mandou uma chuteira à cabeça do Beckam mas a verdade é que ele é o treinador mais vitorioso e mais respeitado de Inglaterra, e curiosamente nos primeiros anos no clube não ganhou nada.

Temos o treinador mais velho do campeonato, não é propriamente um jovem ambicioso que ao mínimo aceno com libras levanta da cadeira de sonho. Temos um treinador reconhecidamente competente, que sabe escalonar as equipas e que sabe mexer no xadrez tático durante a partida, mas isso não interessa porque estão fartos dele.

Falaram no Paulo Bento e no exemplo do Sporting. Eles, os adeptos também se fartaram de Paulo Bento e mandaram-no embora. Mas valeu a pena?
Depois de Bento puseram lá o Carvalhal, Paulo Sérgio, Couceiro, Domingos, e depois do presidente que dito que o futuro do Sporting passava por Domingos colocou lá no dia seguinte o Sá Pinto.
Os resultados do clube estão à vista de todos, deixou de lutar para o título para lutar pelo terceiro lugar.
Brilhante.

deixado em 4/5/12 às 09:01
responder a comentário | discussão

De acordo com a sua ideia de estabilidade. Em desacordo com a sua ideia sobre os portugueses: eles não mudaram o sócrates porque queriam mudar só por mudar, Eles queriam correr, como o fizeram, com quem lhes mentiu descaradamente, dizendo que estava bem o que estava mal e deixando para os outros a herança dos cofres vazios. E por aqui me fico, que este é um blog sobre o futebol. SL

deixado em 6/5/12 às 21:22
responder a comentário | início da discussão

Comentar post

Os Gloriosos
Últ. comentários
Comigo foi aqui mais pertinho! Estavamos em Agosto...
Comigo, foi em Los Angeles. Pergunta habitual do m...
Há 28 anos, estava eu no metro em Budapeste quando...
Sou sócio do Benfica e o Benfica é a minha associa...
A fase "Rui Vitória" há-de ter melhores dias. Já t...
BLOGCOUNTER
Pesquisar
 
Posts recentes

Muy grandioso

Futebol dos anos 80

Jogos que não se esquecem

1988: Benfica a preto-e-b...

Inferioridade numérica

Arquivo

Setembro 2015

Agosto 2015

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Outubro 2008

Ligações
Mais comentados
20 comentários
19 comentários
16 comentários
16 comentários
Tags

a noite do oscar(1)

a um quinto do preço a que foi vendido o(1)

acidente(1)

adeptos(1)

aimar(3)

aimar; ópera; mozart; flauta mágica;(1)

alá é grande(1)

álvaro(1)

andrades(3)

andré almeida(1)

andré gomes(5)

aniversário(1)

anti-adepto(1)

antifa(1)

arbitragem(6)

assim se vê a grandeza do slb(1)

atletismo(2)

barcelona(1)

basquetebol(1)

benfica(56)

benfica tv(1)

benfica-porto(3)

benficácia(1)

bento(3)

bernardo silva(1)

biografia(1)

bloqueio(1)

bruno alves(1)

cada religião tem a sua catedral(19)

calimero(4)

campeão(2)

capdevila(2)

cardozo(7)

carlos manuel(2)

carrega(1)

carrega benfica(3)

carrega benfica; nós só queremos benfica(1)

carregabenfica(5)

chalana(2)

chalana e aimar(1)

chama imensa(1)

champions league(1)

chapa 4(1)

chorem menos(1)

classe(1)

clássico(1)

classico(1)

clube satélite(1)

confiança(1)

contratações(15)

corram mais(1)

corrupção(1)

cortez(1)

crime organizado(1)

cultura benfiquista(1)

d. eusébio(1)

djaló(2)

eleições(4)

eusébio(2)

fcporto(3)

fruta(6)

fruta e café com leite(5)

funes mori(2)

futebol(2)

futsal(7)

gaitan(5)

garay(2)

glorioso(9)

hóquei em patins(2)

ivan cavaleiro(3)

jj(7)

jorge jesus(23)

josé veiga(2)

lfv(6)

liga(6)

liga dos campeões(14)

luís filipe vieira(9)

luisão(2)

matic(3)

melgarejo(2)

mercado de transferências(3)

modalidades(3)

nelson oliveira(15)

olivedesportos(3)

pedro proença(3)

plantel(2)

portugal(2)

povo(2)

proença(3)

rangel(2)

razões para ser do benfica(5)

rodrigo(6)

rui costa(4)

selecção(2)

somos grandes(3)

sporting(10)

ucl(2)

ultras(4)

vai-te embora que não deixas saudades(5)

yannick djaló(2)

todas as tags

blogs SAPO
Subscrever feeds