Quarta-feira, 30 de Maio de 2012
Sobre a selecção e outros mitos suburbanos
por Sérgio Lavos, Qua 30/Mai/12

 

É bem provável que acompanhe o campeonato da Europa. Há grandes jogadores por lá, algumas boas selecções e, de vez em quando, o talento e o génio levam a melhor sobre o cansaço acumulado de uma época e sobre a falta de estímulo - leia-se "capital" - dos milionários que vão passear à Polónia e a Ucrânia.

 

Demagógica, esta conversa? Realista. Basta ver o desempenho dos dois melhores jogadores da actualidade - Messi e Cristiano Ronaldo - nos grandes campeonatos. Raro é o jogador que fica na História por causa do que faz em torneios de selecções; e talvez por isso Maradona seja (e vá continuar a ser) o melhor jogador de sempre. A Argentina de Maradona é mais importante, na constelação futebolística, do que o Nápoles de Maradona - apesar de tudo. Maradona é de um tempo em que a política fazia parte do futebol e o futebol da política. A Argentina teve a desfora da Guerra das Malvinas quando a cabeça de Maradona chegou mais alto do que o punho de Peter Shilton. Isto era futebol. Agora é um desfile de estrelas que nem no twitter estão autorizadas a dizer o que pensam.

 

E claro, parece que a selecção portuguesa organizou uma excursão turística a esses países durante o tempo que dura a primeira fase do campeonato. E que até vão ficar no hotel mais caro de entre as selecções do torneio. Acho bem, dado o crescimento brutal da nossa economia, que a Federação não olhe a gastos com este grupo excursionista a terras do Leste. Eles merecem. Paulo Bento também, que escolheu a nata da nata para levar lá. Que a nata seja um pouco azeda - uma maneira simpática de dizer que este é o grupo de joagdores mais fraco desde que acompanho campeonatos de selecções - ele não tem culpa. E talvez até consigamos, com alguma sorte e toda a tranquilidade, ganhar à Dinamarca.

 

Sei que posso enganar-me - depois do "fraco" Chelsea ganhar a Liga dos Campeões, para espanto da falange anti-benfiquista do país, apssei a acreditar em quase tudo -, mas também sei que terei mais possibilidades de estar certo se apostar na saída emglória ao fim de três jogos. Não podemos esperar mais: uma selecção que, tendo Bosingwa, caça com João Pereira; tendo Ricardo Carvalho, caça com Bruno Alves; leva um Miguel Lopes como mascote; e que aposta na titularidade da quimera Hélder Postiga (misto de jogador de futebol e de projecto de pivot de andebol) para marcar golos à Alemanha e à Holanda, não pode esperar ir muito mais longe do que o spa do hotel de luxo onde ficou instalada.

 

Falta de patriotismo? Eu gosto de futebol, caramba; bandeirinhas na lapela ou na janela é para políticos da maioria e gente que faz excursões a lojas de chineses para comprar produtos com as cores da bandeira nacional. Mas sofro, e vou ver, e talvez me surpreenda. Gosto de torcer por equipas pequenas quando o Glorioso não joga. Por isso, neste Europeu, estou com Portugal!

gloriosamente escrito por Sérgio Lavos
link do post | chutar para golo
6 comentários:
Aquifolivm
Não concordo mesmo nada com isso do "Raro é o jogador que fica na História por causa do que faz em torneios de selecções".
Porque é precisamente ao contrário pá!! Jogador que não tenha sido grande em mundiais ou europeus é completamente apagado da história do futebol. E é por isso que se Messi ou Ronaldo - muito mais interessados em jogar verdadeiramente onde verdadeiramente lhes pagam para jogar - deveriam realmente empenhar-se a sério pelas suas seleções se quisessem realmente ficar nos anais da história, porque se não fizerem realmente algo de notável num mundial, vinte anos depois de terem deixado de jogar à bola já ninguém se lembrará deles.

A propósito dos imensos elogios a Messi (ou ao Cristiano) deus disse: "Quando o Messi ganhar três Mundiais falamos".


deixado em 30/5/12 às 19:30
responder a comentário

CP
Concordo com a sua análise à nossa "bela" selecção.
Eu acrescento ainda a grande falta de humildade de todos. principalmente dos jogadores. o discurso é sempre o "se calhar ainda ganhamos o campeonato... podemos ganhar..." por amor da santa.. esta é uma equipa confrangedora. em cada 6 ou 7 jogos faz um bom, todos os outros são uma lástima para uma equipa que se diz de topo. Fizeram uma qualificação miseravel e foram apurados in-extremis, mas nada disso acalma o discurso.
Eu pessoalmente não me identifico quase nada com isto da selecção nacional mas é obvio que também quero que ganhem apesar de me parecer que este vai ser mais um campeonato que vai ficar na história e não será pelos melhores motivos para nós.

deixado em 31/5/12 às 10:44
responder a comentário

CONCORDO INTEIRAMENTE!!!
Esta seleção não é de todos nós, é só de alguns. Brasileiros, cabo verdianos, e outros que tais. Muito fraquinha, fraquinha mesmo. Uma vergonha para a imagem de Portugal, que vai ser gozado em campo.
Pessoalmente acho que Miguel Lopes recebeu uma prenda de casamento, assim sempre ganha uns trocos, e o Hugo Viana sempre vai ver gente a jogar futebol a sério, para ver se aprende alguma coisa.
De resto, estou consigo.
Quando não joga o GLORIOSO, torço pelos pequenitos...

deixado em 31/5/12 às 23:14
responder a comentário

AH!
E vamos ver a "categoria" de Cristiano Ronaldo...

deixado em 31/5/12 às 23:16
responder a comentário

Saudações Benfiquistas: http://panorama-c.blogspot.pt/2012/06/benfica-sempre.html

deixado em 2/6/12 às 00:13
responder a comentário

JCM
É incrivelmente fácil discordar do seu texto, vejamos:

"Raro é o jogador que fica na História por causa do que faz em torneios de selecções;"

É estranho que escolha aplicar este argumento à percepção do CR7 e do Messi enquanto jogadores com potencial histórico, porque ele se aplica exactamente na acepção contrária, porque:

a) fazer um grande Europeu assegura a Bola de Ouro a CR7 (que ainda não está garantida)

b) o principal argumento contra Messi ser o melhor de sempre é ter sucesso com a selecção argentina.

Logo, em termos de opinião pública e história do desporto, aquilo que estes jogadores fizerem com as selecções vai determinar e muito essa percepção.

Depois vai buscar a questão da Argentina-Inglaterra-Malvinas, num bizarro "antes quando havia guerras é que era", querendo fazer parecer que hoje não há motivação nem paixão nos grandes eventos... A não ser que sejam jogadores portugueses a esmurrar os árbitros. Só podemos indagar se o Sérgio Lavos gosta mesmo de futebol (ou só do Benfica) e se tem visto os últimos mundiais, com grandes exemplos de futebol, tensão e emoção (além das habituais tristes figuras da corrupta FIFA, aí não se pode fazer nada).

Desde Maradona que houve tantos jogadores a destacarem-se e superarem-se em Mundiais e europeus: a Dinamarca repescada de 92; Baggio, Roger Milla, Thomas Ravelli e os bulgaros em 1994; o aparecimento da equipa francesa em 1998 (com todo aquele melting pot de talento liderado por um descendente de argelinos), a Espanha de 2008, uma equipa bonita e brutalmente eficiente (com menos tiki taka e mais pragmatismo...).

Depois parece que fica indignado por Portugal ficar bem instalado (já que devia usar o dinheiro dos patrocinadores para outras coisas), ser uma selecção de média qualidade (é a vida) e haver dois jogadores que não foram chamados por terem tido comportamentos inadmissíveis (e bem sabemos a importancia dos balneários na selecção portuguesa). Não se percebe em que ficamos, ou são preguiçosos, ou são maus, ou vão fazer turismo, mas nada nesta analise parece ter a ver com futebol.

deixado em 4/6/12 às 02:06
responder a comentário

Comentar post

Os Gloriosos
Últ. comentários
Comigo foi aqui mais pertinho! Estavamos em Agosto...
Comigo, foi em Los Angeles. Pergunta habitual do m...
Há 28 anos, estava eu no metro em Budapeste quando...
Sou sócio do Benfica e o Benfica é a minha associa...
A fase "Rui Vitória" há-de ter melhores dias. Já t...
BLOGCOUNTER
Pesquisar
 
Posts recentes

Muy grandioso

Futebol dos anos 80

Jogos que não se esquecem

1988: Benfica a preto-e-b...

Inferioridade numérica

Arquivo

Setembro 2015

Agosto 2015

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Outubro 2008

Ligações
Mais comentados
20 comentários
19 comentários
16 comentários
16 comentários
Tags

a noite do oscar(1)

a um quinto do preço a que foi vendido o(1)

acidente(1)

adeptos(1)

aimar(3)

aimar; ópera; mozart; flauta mágica;(1)

alá é grande(1)

álvaro(1)

andrades(3)

andré almeida(1)

andré gomes(5)

aniversário(1)

anti-adepto(1)

antifa(1)

arbitragem(6)

assim se vê a grandeza do slb(1)

atletismo(2)

barcelona(1)

basquetebol(1)

benfica(56)

benfica tv(1)

benfica-porto(3)

benficácia(1)

bento(3)

bernardo silva(1)

biografia(1)

bloqueio(1)

bruno alves(1)

cada religião tem a sua catedral(19)

calimero(4)

campeão(2)

capdevila(2)

cardozo(7)

carlos manuel(2)

carrega(1)

carrega benfica(3)

carrega benfica; nós só queremos benfica(1)

carregabenfica(5)

chalana(2)

chalana e aimar(1)

chama imensa(1)

champions league(1)

chapa 4(1)

chorem menos(1)

classe(1)

clássico(1)

classico(1)

clube satélite(1)

confiança(1)

contratações(15)

corram mais(1)

corrupção(1)

cortez(1)

crime organizado(1)

cultura benfiquista(1)

d. eusébio(1)

djaló(2)

eleições(4)

eusébio(2)

fcporto(3)

fruta(6)

fruta e café com leite(5)

funes mori(2)

futebol(2)

futsal(7)

gaitan(5)

garay(2)

glorioso(9)

hóquei em patins(2)

ivan cavaleiro(3)

jj(7)

jorge jesus(23)

josé veiga(2)

lfv(6)

liga(6)

liga dos campeões(14)

luís filipe vieira(9)

luisão(2)

matic(3)

melgarejo(2)

mercado de transferências(3)

modalidades(3)

nelson oliveira(15)

olivedesportos(3)

pedro proença(3)

plantel(2)

portugal(2)

povo(2)

proença(3)

rangel(2)

razões para ser do benfica(5)

rodrigo(6)

rui costa(4)

selecção(2)

somos grandes(3)

sporting(10)

ucl(2)

ultras(4)

vai-te embora que não deixas saudades(5)

yannick djaló(2)

todas as tags

blogs SAPO
Subscrever feeds