Sábado, 2 de Junho de 2012
As compras
por Nuno Gouveia, Sab 02/Jun/12

O Benfica este ano já comprou dois avançados (Michel e Hugo Vieira), um extremo (Ola John) e um defesa esquerdo (Luisinho). A estes juntam-se os mais de 70 jogadores que têm contrato profissional com o clube. Se Hugo Vieira é um avançado com futuro e Ola John encaixa perfeitamente no plantel, não se percebe muito bem a compra dos dois jogadores ao Paços de Ferreira. Michel nunca terá grandes hipóteses de jogar na equipa, enquanto Luisinho não parece ser solução válida. Qual a razão para terem comprado estes dois, perguntarão milhares de benfiquistas? A resposta será provavelmente a mesma que explica outras dezenas de jogadores que têm contrato com o Benfica.

 

Estava com esperanças que este ano fosse diferente. Nos últimos anos o Benfica comprou dezenas de jogadores todas as épocas, a maior parte deles para emprestar e muitos outros que nunca chegaram a ser opção para a equipa titular. Pensei que, em tempos de crise económica, seria importante racionalizar o plantel e comprar pouco e bem. Inteligência e perspicácia nas compras, aspectos que nem sempre têm norteado a política de contratações. Estava errado. O que se devia fazer? Primeiro, identificava-se as carências. Depois tentaria encontrar-se opções válidas dentro do leque de jogadores com contrato. E só depois se avançaria para as contratações. Entre os emprestados, há dois jogadores que devem regressar: Melgarejo e Daniel Wass, este último que não vi jogar ao longo da época, mas pelo que tenho lido dele merece uma oportunidade para ser a alternativa a Maxi Pereira. Também Carlos Martins devia receber guia de regresso, para constituir uma alternativa válida a Aimar. Para a lateral esquerda devia-se comprar um jogador de classe mundial e dar a oportunidade a Luís Martins, como segunda opção desse jogador (a acreditar que Capdevila sai). E depois, saindo alguns jogadores como parece inevitável, comprar substitutos à altura. O que estamos a fazer? A comprar sem critério.

gloriosamente escrito por Nuno Gouveia
link do post | chutar para golo
13 comentários:
Ana
não é por acaso que têm mais gajos inscritos para escrever do que leitores...

deixado em 2/6/12 às 18:56
responder a comentário

Rui Pedro Nascimento
Essa do Luisinho não ter lugar é discutível. Eu acho que tem. Por um lado critica-se que não se aposta em portugueses, por outro critica-se quando se aposta...

deixado em 2/6/12 às 23:15
responder a comentário | discussão

Rui,
O Luisinho tem 27 anos. Como não acredito que tenha capacidade para ser o titular daquele lado, e como penso que é preciso um jogador de top para posição, é melhor ter o Luis Martins como segunda opção, que é novo, promissor e pode evoluir muito. Caso contrário, será emprestado.

Um abraço.


Nuno,

O Luís Martins deverá "crescer" na equipa B...


Caro Rui,

Talvez tenhas razão, mas pelo que vi do Luis Martins (pouco é certo - Campeonato de Mundo e uns minutos este ano) talvez merecesse já a aposta.

deixado em 6/6/12 às 20:57
responder a comentário | início da discussão

Aquifolivm
Quando não se ganha a crítica é sempre muito fácil e dispara-se em todas as direções. Ainda me lembro de na pré temporada passada os jornais fazerem capas com as excelentes contratações do Sporting, e o Benfica que só comprava aos montes para nada. Ah e falavam num caceteiro que o Benfica comprou, um tal de Witsel.

Poucos meses depois dizia-se que bastava o Sporting ter comprado um Nolito para ser candidato ao título, e afinal o Witsel foi a relevação do campeonato.

Quando temos gente que é paga para criticar que diz estas coisas, que esperar dos adeptos, que andam sempre de lado com a emoção e muito pouco com a razão?

A verdade é que felizmente, no que se refere às contratações estas fazem-se agora com muito mais critério do que antes nos tempos dos Hassan, Tahar, Pringle e outros que tais que se seguiram.



Não me interessa muito o que dizem os jornais, apesar de ter ideia que Witsel sempre foi rotulado de craque. E que mania têm alguns benfiquistas de puxarem sempre pelo pior período da história do clube (Damásio-Vale) quando se critica a actual gestão. Sim, já estivemos muito pior, mas estamos longe do patamar que devíamos estar.


Aquifolivm
É a visão do copo meio cheio ou meio vazio. Eu prefiro comparar olhando para a merda que já fomos, ao invés de criticar a torto e a direito, muitas vezes cegamente como neste caso em que se critica antes dos jogadores jogarem sequer no clube. Tirando muito poucos casos pontuais como o caso de Enzo Perez que foi um caso disciplinar as contratações têm sido acertadas.
E esta época não foi só de Witsel e Nolito, foi também Artur Moraes, Bruno César e Rodrigo que na sua primeira época se afirmaram claramente.


Pois eu prefiro comparar o Benfica com o melhor que já foi e não com o pior. E estamos bem longe do melhor. Dois campeonatos em dez anos é muito pouco.

De resto nesta pequena lista de emprestados, quantos ainda serão úteis ao Benfica?. Alguns nem serão maus jogadores, mas foram más apostas, alguns até foram caros. Mais haverá até.

Felipe Bastos, Felipe Menezes, Júlio César, Airton, Patric, Carole, Éder Luis, Urreta, Franco Jara, Rodrigo Mora, Shaffer, Emerson, Yartey, Luís Fernandez, Leo Kanu, Nuno Coelho, Fábio Faria, Alípio

deixado em 4/6/12 às 00:04
responder a comentário | início da discussão

anónimo não é do glorioso
http://panorama-c.blogspot.pt/2012/06/benfica-sempre.html

deixado em 2/6/12 às 23:25
responder a comentário

Caro Nuno,

Não percebo porque afirma tão peremptoriamente que o Michel não terá oportunidades.

É um bom avançado, com consideráveis qualidades técnicas, algumas até (e não gosto de comparações com clubes regionais) similares às do Givanildo Souza, tão endeusado pela comunicação social.

Não será por ele que não regressará Melgarejo, no qual também deposito grande confiança.

Quanto a Luisinho, permita-me também uma opinião discordante.

Desde logo, porque afirma também que não será opção válida?

Pelo que tenho lido, parece que iremos comprar o tal lateral "de classe mundial", pelos vistos argentino (Rojo ou Ansaldi) e teremos como opção este Luisinho, o qual, tem, pelo menos, classe nacional.

É, pelo menos, actualmente, mais jogador que Luís Martins, que deverá rodar para ganhar minutos e experiência.

Alguns benfiquistas comentam a idade de Luisinho, 27 anos, de forma pejorativa.

Alguém criticou a compra de Nolito, de 25 anos, vindo de uma equipa B?

Essas críticas só valem para portugueses?

Hoje em dia, um jogador de 27 anos tem à sua frente mais 10 anos de carreira.

Creio que a sua falta de crença neste lateral seja por não o ter visto a jogar suficientemente, mas esta época irá certamente ter essa oportunidade.

Estou consigo também na defesa do regresso de Wass e acredito que os responsáveis do Benfica não nos irão desiludir quanto a esse aspecto.

Abraço,
NF
Glorioso nº 15194
http://camisolaberrante.blogspot.pt/


deixado em 3/6/12 às 12:21
responder a comentário | discussão

O Benfica tem na linha avançada Saviola, Cardozo, Nélson Oliveira e Rodrigo. Já comprou Hugo Vieira, uma das revelações do campeonato. A a sair alguns dos primeiros, certamente será comprado alguém com os créditos firmados. Daqui a um ano contarei os minutos e o contributo de Michel para a época do Benfica. Se estiver errado, darei aqui nota, e estou certo que ficarei muito satisfeito por errar. O mesmo digo de Luisinho. Mas é claramente exagerado dizer que os jogadores em Portugal jogam até aos 37 anos. Nuno Gomes, e era um símbolo do clube, foi dispensado aos 34. Capdevila com 33 já não jogava porque era velho e lento (segundo Jesus, claro) e mesmo o grande Rui Costa pendurou as botas aos 35. Se Luisinho conseguir aguentar-se mais do que estes....

Nolito foi de facto uma surpresa bem agradável. No entanto, admito que terá razão, pois há bem menos tolerância para os jogadores comprados em Portugal. Talvez pelo facto que os que vêm do estrangeiro muitas vezes nunca os vimos jogar e os que cá estão já...

Um abraço.


Aquifolivm
Rui Costa com 35 anos jogava tanto ou mais que Aimar com trinta. Tinha feito à vontade mais uma época mas a pressa de lhe colocar uma gravata antecipou a sua despedida, algo que me parece que não era o que ele queria, assim como também o Gomes - que sempre que jogava um minuto que fosse insistia em marcar um golo - e não quis deixar de jogar aos 35.

deixado em 3/6/12 às 22:16
responder a comentário | início da discussão

Comentar post

Os Gloriosos
Últ. comentários
Comigo foi aqui mais pertinho! Estavamos em Agosto...
Comigo, foi em Los Angeles. Pergunta habitual do m...
Há 28 anos, estava eu no metro em Budapeste quando...
Sou sócio do Benfica e o Benfica é a minha associa...
A fase "Rui Vitória" há-de ter melhores dias. Já t...
BLOGCOUNTER
Pesquisar
 
Posts recentes

Muy grandioso

Futebol dos anos 80

Jogos que não se esquecem

1988: Benfica a preto-e-b...

Inferioridade numérica

Arquivo

Setembro 2015

Agosto 2015

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Outubro 2008

Ligações
Mais comentados
20 comentários
19 comentários
16 comentários
16 comentários
Tags

a noite do oscar(1)

a um quinto do preço a que foi vendido o(1)

acidente(1)

adeptos(1)

aimar(3)

aimar; ópera; mozart; flauta mágica;(1)

alá é grande(1)

álvaro(1)

andrades(3)

andré almeida(1)

andré gomes(5)

aniversário(1)

anti-adepto(1)

antifa(1)

arbitragem(6)

assim se vê a grandeza do slb(1)

atletismo(2)

barcelona(1)

basquetebol(1)

benfica(56)

benfica tv(1)

benfica-porto(3)

benficácia(1)

bento(3)

bernardo silva(1)

biografia(1)

bloqueio(1)

bruno alves(1)

cada religião tem a sua catedral(19)

calimero(4)

campeão(2)

capdevila(2)

cardozo(7)

carlos manuel(2)

carrega(1)

carrega benfica(3)

carrega benfica; nós só queremos benfica(1)

carregabenfica(5)

chalana(2)

chalana e aimar(1)

chama imensa(1)

champions league(1)

chapa 4(1)

chorem menos(1)

classe(1)

clássico(1)

classico(1)

clube satélite(1)

confiança(1)

contratações(15)

corram mais(1)

corrupção(1)

cortez(1)

crime organizado(1)

cultura benfiquista(1)

d. eusébio(1)

djaló(2)

eleições(4)

eusébio(2)

fcporto(3)

fruta(6)

fruta e café com leite(5)

funes mori(2)

futebol(2)

futsal(7)

gaitan(5)

garay(2)

glorioso(9)

hóquei em patins(2)

ivan cavaleiro(3)

jj(7)

jorge jesus(23)

josé veiga(2)

lfv(6)

liga(6)

liga dos campeões(14)

luís filipe vieira(9)

luisão(2)

matic(3)

melgarejo(2)

mercado de transferências(3)

modalidades(3)

nelson oliveira(15)

olivedesportos(3)

pedro proença(3)

plantel(2)

portugal(2)

povo(2)

proença(3)

rangel(2)

razões para ser do benfica(5)

rodrigo(6)

rui costa(4)

selecção(2)

somos grandes(3)

sporting(10)

ucl(2)

ultras(4)

vai-te embora que não deixas saudades(5)

yannick djaló(2)

todas as tags

blogs SAPO
Subscrever feeds