Segunda-feira, 4 de Junho de 2012
Uma overdose de extremos
por Filipe Boto Machado, Seg 04/Jun/12

É nestas alturas que eu começo a ficar um bocado confuso com o que o Benfica anda a fazer. Há dois anos, tínhamos no plantel apenas dois extremos: Salvio e Gaitan. No ano passado, começámos a temporada com 4 alas/extremos: Nolito, Gaitan, Bruno César e Enzo Pérez. A meio da época emprestámos o Enzo e contratámos o Djaló. Neste momento, para a próxima época, temos alas/extremos para a troca: Ola John, Bruno César, Gaitan, Nolito, Djaló, Melgarejo, Urreta, Enzo Pérez e Hugo Vieira. Provavelmente sairá Gaitan. Provavelmente entrará Salvio (dada a insistência com que tal é falado cá e do outro lado da fronteira, pelo menos, o Benfica estará a tentar recuperar o argentino). Não está aqui em causa a qualidade dos jogadores que mencionei. Todos, ou quase todos, serão bons jogadores. No entanto, para que queremos 8/9 extremos com contrato com o Benfica quando apenas jogam, no máximo, dois de cada vez? Qual o critério destas contratações? Vamos emprestar 4/5 deles? O catedrático vai inventar uma táctica capaz de utilizar esta quantidade anormal de extremos? No futebol tudo muda rapidamente. Em dois anos, o Benfica passou da falta de extremos a uma overdose de opções para as alas. Muito jeito teriam dado ao Benfica de há dois anos os extremos que vamos emprestar no próximo ano.

gloriosamente escrito por Filipe Boto Machado
link do post | chutar para golo
5 comentários:
Zé Rui
É melhor não contar com o Salvio........ já vi este filme com o Falcão e o James Rodriguez...... mandamos os foguetes antes da festa e depois.......

SLB FOREVER!!!

deixado em 4/6/12 às 23:57
responder a comentário

Aquifolivm
Essa argumentação faria algum sentido, se bastasse colocar jogador em determinada posição para fazer dele imediatamente extremo, defesa, avançado ou guarda redes. Certa vez Paulo Sousa no Bessa jogou a garda-redes. Poderemos dizer que nessa época o Benfica tinha quatro guarda-redes? Não.

Gaitan é extermo? Não.
Bruno César é extremo? Não
Nolito é extremo? Não
Djaló é extremo? Não

Vamos definir - o que é um extremo?
Um extremo é um jogador que joga nas alas do ataque, que tem capacidade para chegar à linha, seja em tabelinhas ou em velocidade e cruzar para o centro da área área ou então atrasar e assistir quem vier de trás.

Verdadeiro extremo era o Di Maria ou o Coentrão, que sempre foi extremo esquerdo e que Jesus transformou em jogador que faz a ala toda da defesa ao ataque porque tem enorme capacidade física para ir e vir, como faz atualmente também o Maxi Pereira.

Agora não me venham dizer que um jogador canhoto por jogar na direita é de imediato extremo direito porque nunca o vai ser na vida!

O Hulk é extemo? Claro que não. O Hulk como o Nolito ou o Simão, ou até o Cristiano, são jogadores que jogam na ala, que desiquilibram no um-para-um e têm um forte pontapé e que por isso mesmo vão sempre ter tendência para se deslocar para o centro para, ou rematar ou então assistir alguém.

O Gaitan era médio ofensivo até pode tentar jogar como extemo, mas na esquerda, nunca na direita. O Bruno César é um médio centro, jogou nas alas porque é um bom jogador e era onde poderia ter lugar.

Hoje em dia muitos treinadores jogam uma espécie de futebol total - à semelhança do Ajax - e nem sempre existem posições definidas em campo, mas não é por vários jogadores passarem pelas mesmas posições que vamos dizer que temos vários especialistas para a mesma posição, porque se tivéssemos era sempre o mesmo a jogar a titular.
E depois não é por se estarem a contratar jogadores e outros irem regressar na pré temporada que signifique que todos terão oportunidade de ficar no plantel.

deixado em 5/6/12 às 09:38
responder a comentário

as
depende bastante das saídas. se tirarmos gaitan e entrar salvio, sao oito no total.

o problema aqui é pensar em quais são opção noutras posições.

o bruno cesar, por exemplo, é mais jogador de meio campo que extremo. e provavelmente o enzo perez também. djaló e hugo vieira - ou até nolito e melgarejo - tb podem ser avançados.

se saírem saviola e cardozo e n entrar ninguem para o meio campo, no máximo teríamos um a mais. e emprestar um ou dois dos oito não é de mais. mesmo que carlos martins regresse para o meio campo.

se virmos bem, no meio campo temos 4 opçoes para já: garcia, matic, witsel e aimar. se os tres primeiros assegurarem a rotaçao nas posiçoes mais defensivas, sobra o aimar.

pensando que o benfica geralmente joga com 3 a meio campo - o bruno cesar, à direita, é mais jogador de meio campo que extremo - precisamos de 7 jogadores para garantir tdas as posições. portanto: 4 + carlos martins + dois. e resolve-se o problema dos excedentes. o que faria sobrar 6 dos jogadores que apontaste.

ora, regressando À frente de ataque, para podermos jogar com 3 - em 4 4 2, um extremo e dois avançados; em 4 3 3, dois extremos e um avançado - necessitamos sempre e mais uma vez de 7 jogadores. como o 7º do ataque ou o do meio campo podem ser repartidos entre um dos que tt jogam no ataque como no meio campo, a minha maior dúvida nesta altura é mesmo se o cardozo e o saviola são vendidos - o que permite baixar bastante a folha salarial - e só se eles não saírem é que temos mais do que um ou dois jogadores para colocar.

voltando ao início, emprestar dois não é grave nem propriamente um excesso desmesurado.

deixado em 5/6/12 às 12:37
responder a comentário

moleculasdeamor
Qualquer pessoa inteligente percebe que existe uma estratégia clara e inequívoca... portanto deves ter algum problema..percebes pouco de bola é o que é... vai tirar um mestrado pá...
:)))

deixado em 5/6/12 às 20:42
responder a comentário

Pelos comentários aqui existentes, quase todos os jogadores da lista acima andaram a jogar nas posições erradas nos últimos anos e rendem mais como avançados ou no centro, apoiando o ponta-de-lança. Deve ser assim que o nosso catedrático pensa quando faz um plantel sem extremos (como há dois anos), com poucos médios-centro (como no ano passado) ou com excesso de extremos (como o ano que aí vem). Tudo se adapta, é uma questão de vontade.

Daqui a uns meses confirmaremos que, da lista acima mencionada, ficarão apenas 4 ou 5 deles no plantel principal e os restantes serão emprestados. O Urreta, por exemplo, já irá para o 4º ano consecutivo emprestado...

deixado em 7/6/12 às 14:29
responder a comentário

Comentar post

Os Gloriosos
Últ. comentários
Comigo foi aqui mais pertinho! Estavamos em Agosto...
Comigo, foi em Los Angeles. Pergunta habitual do m...
Há 28 anos, estava eu no metro em Budapeste quando...
Sou sócio do Benfica e o Benfica é a minha associa...
A fase "Rui Vitória" há-de ter melhores dias. Já t...
BLOGCOUNTER
Pesquisar
 
Posts recentes

Muy grandioso

Futebol dos anos 80

Jogos que não se esquecem

1988: Benfica a preto-e-b...

Inferioridade numérica

Arquivo

Setembro 2015

Agosto 2015

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Outubro 2008

Ligações
Mais comentados
20 comentários
19 comentários
16 comentários
16 comentários
Tags

a noite do oscar(1)

a um quinto do preço a que foi vendido o(1)

acidente(1)

adeptos(1)

aimar(3)

aimar; ópera; mozart; flauta mágica;(1)

alá é grande(1)

álvaro(1)

andrades(3)

andré almeida(1)

andré gomes(5)

aniversário(1)

anti-adepto(1)

antifa(1)

arbitragem(6)

assim se vê a grandeza do slb(1)

atletismo(2)

barcelona(1)

basquetebol(1)

benfica(56)

benfica tv(1)

benfica-porto(3)

benficácia(1)

bento(3)

bernardo silva(1)

biografia(1)

bloqueio(1)

bruno alves(1)

cada religião tem a sua catedral(19)

calimero(4)

campeão(2)

capdevila(2)

cardozo(7)

carlos manuel(2)

carrega(1)

carrega benfica(3)

carrega benfica; nós só queremos benfica(1)

carregabenfica(5)

chalana(2)

chalana e aimar(1)

chama imensa(1)

champions league(1)

chapa 4(1)

chorem menos(1)

classe(1)

clássico(1)

classico(1)

clube satélite(1)

confiança(1)

contratações(15)

corram mais(1)

corrupção(1)

cortez(1)

crime organizado(1)

cultura benfiquista(1)

d. eusébio(1)

djaló(2)

eleições(4)

eusébio(2)

fcporto(3)

fruta(6)

fruta e café com leite(5)

funes mori(2)

futebol(2)

futsal(7)

gaitan(5)

garay(2)

glorioso(9)

hóquei em patins(2)

ivan cavaleiro(3)

jj(7)

jorge jesus(23)

josé veiga(2)

lfv(6)

liga(6)

liga dos campeões(14)

luís filipe vieira(9)

luisão(2)

matic(3)

melgarejo(2)

mercado de transferências(3)

modalidades(3)

nelson oliveira(15)

olivedesportos(3)

pedro proença(3)

plantel(2)

portugal(2)

povo(2)

proença(3)

rangel(2)

razões para ser do benfica(5)

rodrigo(6)

rui costa(4)

selecção(2)

somos grandes(3)

sporting(10)

ucl(2)

ultras(4)

vai-te embora que não deixas saudades(5)

yannick djaló(2)

todas as tags

blogs SAPO
Subscrever feeds