Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Catedral da Luz

Catedral da Luz

Trabalho pela frente

20.09.12, Francisco Castelo Branco
Apesar do pontinho, que é sempre bom fora de casa; nota-se que ainda há muito trabalho na equipa da Luz. Com uma defesa nova, Melgarejo e agora Jardel e um meio campo que vai ter de funcionar de maneira diferente, o Benfica vai perder alguma da sua segurança defensiva. Os médios que o Benfica tem são quase todos de vocação ofensiva, pelo que terá de ser montado um novo esquema dentro do sistema táctico. No entanto há dois problemas: o primeiro é que Jesus não tem tempo para (...)

Mau sinal para a nova época?

28.06.12, Francisco Castelo Branco
Depois das emoções do Euro, regressamos ao nosso campeonato e também ao dia-a-dia do Benfica. Nestas ultimas semanas houve pouco espaço para dar atenção ao glorioso mas ainda assim há alguns destaques a fazer. O Euro vai acabar e começará agora a loucura das transferências, isto num ano de crise. Não se percebe a contratação de três jogadores do Paços de Ferreira. Espero que Michel não venha para substituir Saviola. E que dizer de Luisinho, essa grande pérola do lado (...)

Um novo ciclo com Rui Faria

13.05.12, Francisco Castelo Branco
  Estas notícias em relação a Rui Faria trazem qualquer coisa. A mim parece-me que Vieira já está a preparar um novo ciclo no Benfica. Seja ou não campeão em 2013, Jesus tem os dias contados. Pode ganhar o próximo campeonato mas dois titulos em quatros anos é mau.  Apostar em Rui Faria é uma excelente ideia. O adjunto de Mourinho está preparado para dar o salto, pelo que nunca será uma (...)

Adeus mas até para o ano

10.04.12, Francisco Castelo Branco
Não foi ontem que o Benfica perdeu o campeonato, mas sim em Guimarães e Coimbra. A derrota com o FCP é uma situação normal, mas mesmo assim ainda havia mais pontos de vantagem e o FCP já perdeu 4 pontos desde o jogo da Luz. Se Jesus continua a falar demais e a achar que os jogos estão ganhos, estamos tramados. Para o ano vai ser mais uma luta entre VP e JJ, com Jardim e Sá Pinto no meio, mas se o técnico não ganhar o campeonato na quarta temporada, então estamos conversados. E (...)

A lateral esquerda pós Coentrão

28.03.12, Francisco Castelo Branco
Concordo com o que aqui foi dito e com a maioria dos analistas sobre Emerson, mas acho que neste momento não há alternativa credível. Na minha opinião, Jesus devia ter apostado mais em Luis Martins de forma a fazê-lo evoluir, principalmente naqueles jogos em que o Benfica goleou ( já faz muito tempo....). Capdevilla não é um substituto à altura. Como o mercado estava a fechar, contratou-se (...)

Mais Cinco para Ganhar

20.03.12, Francisco Castelo Branco
O Benfica inicia hoje um novo ciclo de cinco jogos fundamentais para o seu futuro. Há semelhança do ciclo anterior, este reverte-se de uma enorme importância. Mas o grau de dificuldade é bastante grande. FC Porto, Chelsea, Braga, Chelsea e Sporting. São estes os adversários que o Benfica tem pela frente nas demais competições. Caso passe à final da Taça da Liga, terá um sexto jogo. Ao contrário do ciclo anterior, este tem de ser 100% vitorioso, porque as grandes decisões (...)

Academia de Treinadores

14.03.12, Francisco Castelo Branco
O Benfica deveria apostar mais numa Escola de Treinadores. A formação de técnicos deveria ser uma aposta clara da direcção do Benfica. Veja-se o exemplo do FCP que consegue ter na Primeira Liga técnicos que foram ex-jogadores ou treinaram os juniores. Exemplos como Domingos, Sérgio Conceição, Vilas Boas, Pedro Emanuel ou mesmo Vitor Pereira. Repare-se que todos estes ex-dragões estão a treinar na Primeira liga e com sucesso. Com a criação da Equipa B o Benfica devia (...)

Declarações preocupantes

09.03.12, Francisco Castelo Branco
As declarações de Ruben Amorim preocupam-me, sendo que já vi este filme para os lados de Alvalade. O actual jogador do Braga está a querer roer a corda e a rescindir o contrato com o Benfica à força para depois ter uma transferência para o FC Porto. O Sp.Braga servirá sempre como um trampolim para outros voos. A mim questão é saber quem é o culpado desta situação : se o jogador que tem um coração azul e branco, se o treinador que o dispensou ou o clube que ganha pouco. Es (...)

É preciso mudar

02.03.12, Francisco Castelo Branco
Em três jogos decisivos contra o FCP, Jesus perdeu 3 e ainda falta o jogo da taça da liga. Pior do que ter perdido dois campeonatos e uma taça para o FCP foi tê-lo feito em pleno Estádio da Luz. Não sabemos se no subconsciente dos jogadores os resultados da época passada estavam presentes, mas de certeza que os adeptos reviveram esse passado recente durante os 90 minutos, mesmo quando a equipa estava a ganhar por 2-1 e quase fez o 3-1. É que a forma como o Benfica tem entrado em (...)