Quinta-feira, 20 de Setembro de 2012
Trabalho pela frente
por Francisco Castelo Branco, Qui 20/Set/12

Apesar do pontinho, que é sempre bom fora de casa; nota-se que ainda há muito trabalho na equipa da Luz. Com uma defesa nova, Melgarejo e agora Jardel e um meio campo que vai ter de funcionar de maneira diferente, o Benfica vai perder alguma da sua segurança defensiva. Os médios que o Benfica tem são quase todos de vocação ofensiva, pelo que terá de ser montado um novo esquema dentro do sistema táctico. No entanto há dois problemas: o primeiro é que Jesus não tem tempo para preparar um novo modelo sem ser nos jogos oficiais e o segundo é que o próprio treinador vai mudar a forma de jogar em várias ocasiões. Resta-nos esperar que o treinador tenha o toque de Midas...

gloriosamente escrito por Francisco Castelo Branco
link do post | chutar para golo | ver comentários (1)
Quinta-feira, 28 de Junho de 2012
Mau sinal para a nova época?
por Francisco Castelo Branco, Qui 28/Jun/12

Depois das emoções do Euro, regressamos ao nosso campeonato e também ao dia-a-dia do Benfica. Nestas ultimas semanas houve pouco espaço para dar atenção ao glorioso mas ainda assim há alguns destaques a fazer. O Euro vai acabar e começará agora a loucura das transferências, isto num ano de crise.

Não se percebe a contratação de três jogadores do Paços de Ferreira. Espero que Michel não venha para substituir Saviola. E que dizer de Luisinho, essa grande pérola do lado esquerdo benfiquista. Se na esquerda não há ninguem, a direita continua sem alternativa a Maxi e este ano poderá não haver Witsel para uma solução de pronto socorro.

As indefinições são muitas e só mesmo lá para Setembro é que a equipa estará bem definida, mas parece que as trapalhadas vão continuar, isto no sentido de não haver alvos bem definidos e continuarmos com experiências inuteis e ainda por cima com equipa B, muitos são aqueles que estarão sob observação de Jesus. Uma coisa é certa: o Benfica desde a saída de Coentrão ainda não definiu bem qual o alvo que se assemelha mais ao actual jogador do Real, pelo que este será mais um ano de experiências ou de uma aposta falhada.

Grave é a entrevista de Jesus. Querer ganhar a Liga e a Champions não parece realista, ainda que o Benfica entre em campo sempre para ganhar. No entanto, uma equipa consistente e forte dentro para depois conquistar fora de portas. No meu entender, a nova época começa mal por causa desta entrevista. Concordo em absoluto com o que o Filipe Boto Machado escreveu.

Sendo esta a época mais importante para Jesus, é a do vai ou fica; não se percebe a falta de "inteligência" do nosso treinador. Será que ele não entende que os ânimos dos adeptos estão exaltados?

gloriosamente escrito por Francisco Castelo Branco
link do post | chutar para golo | ver comentários (2)
Domingo, 13 de Maio de 2012
Um novo ciclo com Rui Faria
por Francisco Castelo Branco, Dom 13/Mai/12

 

Estas notícias em relação a Rui Faria trazem qualquer coisa. A mim parece-me que Vieira já está a preparar um novo ciclo no Benfica. Seja ou não campeão em 2013, Jesus tem os dias contados. Pode ganhar o próximo campeonato mas dois titulos em quatros anos é mau. 

Apostar em Rui Faria é uma excelente ideia. O adjunto de Mourinho está preparado para dar o salto, pelo que nunca será uma aposta de risco. Na minha opinião, o Benfica precisa de um treinador jovem, com margem de progressão mas que dê garantias de sucesso. 

A jogada de Vieira parece acertada, porque assim não corre o risco de perder um bom valor para qualquer dos rivais, já que no final da próxima temporada vai-se abrir um novo ciclo no Benfica, FCP e Sp.Braga.

gloriosamente escrito por Francisco Castelo Branco
link do post | chutar para golo | ver comentários (1)
Quarta-feira, 25 de Abril de 2012
Fábio por Gaitan
por Francisco Castelo Branco, Qua 25/Abr/12

Agrada-me esta notícia avançada por Record. Fábio da Silva poderia ser uma excelente solução para a lateral esquerda do Benfica. Gaitán é um excelente jogador com uma qualidade acima da média, mas nestes dois anos não carregou a "equipa às costas", tarefa que cabe quase exclusivamente a Aimar.

Gaitan teve excelentes momentos em dois anos, mas a espaços. A sua regularidade não foi a de um Simão ou Di Maria, pelo que era um bom negócio para o Benfica. E se vier Anderson ainda melhor. O Benfica tem bons extremos e o que não falta por esse mundo fora são jogadores como Nico.

Eu prefiro começar por voltar a ter um defesa esquerdo de qualidade.

gloriosamente escrito por Francisco Castelo Branco
link do post | chutar para golo | ver comentários (4)
Terça-feira, 10 de Abril de 2012
Adeus mas até para o ano
por Francisco Castelo Branco, Ter 10/Abr/12

Não foi ontem que o Benfica perdeu o campeonato, mas sim em Guimarães e Coimbra. A derrota com o FCP é uma situação normal, mas mesmo assim ainda havia mais pontos de vantagem e o FCP já perdeu 4 pontos desde o jogo da Luz.

Se Jesus continua a falar demais e a achar que os jogos estão ganhos, estamos tramados. Para o ano vai ser mais uma luta entre VP e JJ, com Jardim e Sá Pinto no meio, mas se o técnico não ganhar o campeonato na quarta temporada, então estamos conversados. E Jesus com a carreira lixada.

 

gloriosamente escrito por Francisco Castelo Branco
link do post | chutar para golo | ver comentários (1)
Quarta-feira, 28 de Março de 2012
A lateral esquerda pós Coentrão
por Francisco Castelo Branco, Qua 28/Mar/12

Concordo com o que aqui foi dito e com a maioria dos analistas sobre Emerson, mas acho que neste momento não há alternativa credível. Na minha opinião, Jesus devia ter apostado mais em Luis Martins de forma a fazê-lo evoluir, principalmente naqueles jogos em que o Benfica goleou ( já faz muito tempo....).

Capdevilla não é um substituto à altura. Como o mercado estava a fechar, contratou-se uma solução rápida e barata.

Acho que a venda de Ruben Amorim foi um erro, porque o Benfica não tem ninguém que consiga fazer mais do que uma posição quando é necessário, pelo que passamos pelo ridiculo de ver Witsel a jogar no lado direito.

Quanto ao treinador acho que está na altura de ir embora, mas duvide que a direcção o faça. LFV gosta muito de Jesus e acredita nele e numa recente entrevista elogiou-o, pelo que vamos ter de aturar a nota artistica mais um ano. Gostava de ver Domingos, mas se Jesus fica mais uma época então acho que Sérgio Conceição podia substituí-lo.

 

gloriosamente escrito por Francisco Castelo Branco
link do post | chutar para golo
Terça-feira, 20 de Março de 2012
Mais Cinco para Ganhar
por Francisco Castelo Branco, Ter 20/Mar/12

O Benfica inicia hoje um novo ciclo de cinco jogos fundamentais para o seu futuro. Há semelhança do ciclo anterior, este reverte-se de uma enorme importância. Mas o grau de dificuldade é bastante grande. FC Porto, Chelsea, Braga, Chelsea e Sporting. São estes os adversários que o Benfica tem pela frente nas demais competições. Caso passe à final da Taça da Liga, terá um sexto jogo.

Ao contrário do ciclo anterior, este tem de ser 100% vitorioso, porque as grandes decisões estão a chegar. Em relação ao campeonato, é importante conquistar seis pontos frente a dois rivais, um que está na luta pelo titulo. É que depois destes desafios, o Benfica tem nas ultimas 5 jornadas jogos mais acessiveis, ao contrário de FCP e Braga, pelo que duas vitórias trarão uma equipa supermoralizada, quem sabe até para enfrentar o Barcelona. Sim, porque caso o Benfica ultrapasse o Chelsea, vai ter um ciclo exigente em que a cabeça estará no clube Campeão Europeu.

gloriosamente escrito por Francisco Castelo Branco
link do post | chutar para golo
Quarta-feira, 14 de Março de 2012
Academia de Treinadores
por Francisco Castelo Branco, Qua 14/Mar/12

O Benfica deveria apostar mais numa Escola de Treinadores. A formação de técnicos deveria ser uma aposta clara da direcção do Benfica.

Veja-se o exemplo do FCP que consegue ter na Primeira Liga técnicos que foram ex-jogadores ou treinaram os juniores. Exemplos como Domingos, Sérgio Conceição, Vilas Boas, Pedro Emanuel ou mesmo Vitor Pereira. Repare-se que todos estes ex-dragões estão a treinar na Primeira liga e com sucesso.

Com a criação da Equipa B o Benfica devia aproveitar para colocar no comando técnico alguém com competência e que pudesse dar o salto quando o clube necessitasse, assim esse treinador já estaria identificado com a mistica do clube. Durante alguns anos, o Benfica tinha como treinadores adjuntos ex-glórias. O caso mais gritante é Jesualdo Ferreira que foi campeão no FCP e Alvaro Magalhães.

Era importante a direcção arranjar forma de "chamar" ou "incentivar" os ex-jogadores a prosseguirem a carreira de técnicos para depois serem lançados na Primeira Divisão ou na Segunda e fazê-los voltar no momento exacto.

O centro do Seixal começa a produzir talentos como Miguel Vitor, Nelson Oliveira ou Roderick. Deve também começar a fabricar os seus Mourinhos!

gloriosamente escrito por Francisco Castelo Branco
link do post | chutar para golo | ver comentários (3)
Sexta-feira, 9 de Março de 2012
Declarações preocupantes
por Francisco Castelo Branco, Sex 09/Mar/12

As declarações de Ruben Amorim preocupam-me, sendo que já vi este filme para os lados de Alvalade.

O actual jogador do Braga está a querer roer a corda e a rescindir o contrato com o Benfica à força para depois ter uma transferência para o FC Porto. O Sp.Braga servirá sempre como um trampolim para outros voos.

A mim questão é saber quem é o culpado desta situação : se o jogador que tem um coração azul e branco, se o treinador que o dispensou ou o clube que ganha pouco.

Espero que o exemplo Moutinho sirva de alerta para os dirigentes benfiquistas.

gloriosamente escrito por Francisco Castelo Branco
link do post | chutar para golo | ver comentários (4)
Sexta-feira, 2 de Março de 2012
É preciso mudar
por Francisco Castelo Branco, Sex 02/Mar/12

Em três jogos decisivos contra o FCP, Jesus perdeu 3 e ainda falta o jogo da taça da liga. Pior do que ter perdido dois campeonatos e uma taça para o FCP foi tê-lo feito em pleno Estádio da Luz. Não sabemos se no subconsciente dos jogadores os resultados da época passada estavam presentes, mas de certeza que os adeptos reviveram esse passado recente durante os 90 minutos, mesmo quando a equipa estava a ganhar por 2-1 e quase fez o 3-1.

É que a forma como o Benfica tem entrado em campo nos ultimos três jogos contra o FCP na Luz é sinal que algo não vai correr bem. Resta saber se são ordens vindas do treinador ou são os próprios jogadores. Uma equipa em casa sufoca o adversário desde o primeiro momento. Tem sido assim com todas outras equipas, menos com o FCP. Dá que pensar!

O Benfica perdeu 8 pontos em apenas três e a nota artistica já não vale a liderança do campeonato. O jogo de Guimarães foi o primeiro sinal de alguma intranquilidade psicológica mas também física. Todos nos lembramos da forma como Jesus desistiu do campeonato da época passada. Convêm recordar que o Barcelona mesmo a 10 pontos do Real Madrid continua a lutar pelo titulo não deixando o adversário antecipar a festa.

Um ano volvido a história repete-se. Este é o terceiro ano de Jesus no Benfica. Tem no seu curriculo 1 campeonato e duas taças da liga, mas o que vai ficar na memória de todos os benfiquistas são os festivais de futebol que o FCP tem dado no Estádio da Luz na era Jesus.

Senão conseguir apanhar o FCP e vencer o campeonato, Jesus terá que deixar o Benfica para que alguém que não falhe nos momentos decisivos pegue nesta equipa recheada de excelentes jogadores, porque a história diz-nos que quando o FCP se apanha com vantagem ninguém o consegue alcançar.

 

gloriosamente escrito por Francisco Castelo Branco
link do post | chutar para golo | ver comentários (6)
Quinta-feira, 1 de Março de 2012
Aí está o clássico!
por Francisco Castelo Branco, Qui 01/Mar/12

O jogo de amanhâ é decisivo, tanto para Benfica como para o FC Porto, mas mais para os encarnados pelo factor psicológico. Infelizmente ainda há "marcas" das humilhantes derrotas da época passada e isso no futebol pesa. Esperemos que os jogadores do Benfica se lembrem quando entrarem em campo do que têm feito nesta época e não dos ultimos três jogos. Se tiverem isso em mente não há Lucho ou Janko que resista. Há que aproveitar a má defesa do FC Porto e um ataque sem Varela. Espero que Emerson não trema, que Aimar e Javi metam Moutinho e Lucho no bolso e Cardozo seja eficaz. E que Vitor Pereira cometa muitos erros.

Com esta táctica, a vitória é garantida!

gloriosamente escrito por Francisco Castelo Branco
link do post | chutar para golo
Quarta-feira, 22 de Fevereiro de 2012
Mero acidente
por Francisco Castelo Branco, Qua 22/Fev/12

A derrota do Benfica em Guimarães foi um mero acidente de um percurso quase imaculado. O Benfica pode não ter equipa para a Champions mas o que importa é o campeonato. Como já disse há uns tempos, convêm que Jesus se concentre na competição interna e ataque o jogo com o FCP com todas as suas peças. Para já é preciso vencer em Coimbra, um palco tradicionalmente favorável aos encarnados, mas Guimarães também o era.

É preciso que o treinador do Benfica não volte a colocar Witsel no banco e tenha uma táctica suicida com 5 homens de ataque, deixando Aimar e Matic muito longe um do outro na zona do meio campo.

Esta é a altura decisiva do campeonato, porque depois o FC Porto começa a entrar num ciclo complicado.

gloriosamente escrito por Francisco Castelo Branco
link do post | chutar para golo
Segunda-feira, 20 de Fevereiro de 2012
Prefiro jogar depois...
por Francisco Castelo Branco, Seg 20/Fev/12

Benfica e FC Porto são os unicos candidatos ao titulo, se bem que o Braga pode de repente alcançar o 2º lugar, mas para isso muito vai depender da carreira da equipa de Vitor Pereira em jogos decisivos como as deslocações à Luz, Braga e Madeira.

Até ao final do campeonato haverá luta, até porque o FC Porto com Lucho e Janko parece estar a voltar ás boas exibições. Garra nunca lhe faltou.

Vai ser importante nesta luta a dois a questão de quem joga primeiro. Para além das questões técnicas, este vai ser um tema cada vez mais recorrente e que pode mexer com o subconsciente dos jogadores e da própria equipa.

Na semana passada o Benfica jogou primeiro que o rival, esta jornada é ao contrário. A vitória do FC Porto ontem em Setubal coloca uma pressão acrescida aos jogadores do Benfica que não podem de maneira alguma falhar em Guimarães. Para a semana que vem é o Benfica que joga primeiro em Coimbra....e depois é o clássico.

Na minha opinião e estando o Benfica em primeiro é preferível jogar depois do FC Porto. Caso jogue antes, a equipa pode acusar um certo relaxamento quando o resultado é 1-0 ou mesmo 2-0. A pressão aumenta sempre quando o resultado é desvantajoso, porque o pensamento no resultado da equipa adversária pode estar presente.

Em situações como a da jornada deste fim de semana, e sabendo da vitória do Porto, os jogadores do Benfica entrarão em campo mais concentrados e determinados. Essa é a vantagem de jogar depois de saber o resultado da equipa concorrente.

Assim, veremos um Benfica determinado em arrumar a questão logo nos minutos iniciais. Não que aos dez minutos já esteja 0-3, mas a procura da vitória vai ser com bastante mais eficiência.

Prefiro que o Benfica jogue sempre depois para que não haja nenhum relaxamento durante os 90 minutos.

gloriosamente escrito por Francisco Castelo Branco
link do post | chutar para golo
Quinta-feira, 16 de Fevereiro de 2012
Não vi o desafio mas...
por Francisco Castelo Branco, Qui 16/Fev/12

Não vi o jogo, nem sequer o resumo. Apenas vi dois ou três minutos da repetição, o tempo suficiente para ver a entrada de Bruno Alves ( que penso não ter sido de propósito, mas mesmo assim merecedora de encarnado), e o golo de Maxi. Pelo que não irei escrever sobre aquilo que não vi mas apenas digo que o Benfica continua a sofrer muitos golos. E isso já uma marca de JJ de há três anos para cá.

Espero que nos próximos dois jogos o Benfica vença e que Jesus não poupe no Clássico para receber bem o Zenit. O Benfica tem inumeras soluções.

gloriosamente escrito por Francisco Castelo Branco
link do post | chutar para golo
Segunda-feira, 13 de Fevereiro de 2012
5 para ganhar
por Francisco Castelo Branco, Seg 13/Fev/12

O Benfica vai embalado no campeonato e dentro de campo dá festivais de bom futebol. Os 5 pontos de avanço sobre o FCP e 16 sobre o rival da Segunda Circular dão motivos para a equipa de Jesus sorrir e estar confiante. Além disso, ainda não perdeu no campeonato e o ultimo empate foi no AXA.

Apesar disso, o Glorioso tem pela frente cinco jogos decisivos e que poderão marcar a época. As deslocações a São Petersburgo, Guimarães e Coimbra são muito importantes e a conquista dos três pontos nos jogos do campeonato e um bom resultado na Russia poderão levar a equipa a atingir niveis de confiança extrema. As deslocações ao terreno do Vitória e da Académica são complicadas devido ao momento que os adversários atravessam, mas a história diz que o glorioso passeia nestes dois relvados que têm dimensões iguais à do Estádio da Luz e por isso não deverão acrescentar dificuldades, até porque nestes dois Estádios o Benfica joga em casa e a molduras humanas estão os craques habituados.

Depois vem o jogo com o FC Porto e a recepção ao Zenit na Luz. Um empate com o dragão não será mau se continuarmos com esta distância, até porque o dragão ainda tem de ir à Madeira duas vezes e a Braga e com quatro médios no plantel não deverão conseguir fazer grande rotatividade.

A qualidade que o plantel do Benfica tem este ano permite a Jesus encarar este ciclo com optimismo. Assim não terá de repetir os erros da época passada quando estava em duas frentes.

Este Benfica 2011-2012 tem potencial para chegar ao fim na frente. Na liga e na Liga dos Campeões.

 

gloriosamente escrito por Francisco Castelo Branco
link do post | chutar para golo | ver comentários (5)

Os Gloriosos
Últ. comentários
Comigo foi aqui mais pertinho! Estavamos em Agosto...
Comigo, foi em Los Angeles. Pergunta habitual do m...
Há 28 anos, estava eu no metro em Budapeste quando...
Sou sócio do Benfica e o Benfica é a minha associa...
A fase "Rui Vitória" há-de ter melhores dias. Já t...
BLOGCOUNTER
Pesquisar
 
Posts recentes

Muy grandioso

Futebol dos anos 80

Jogos que não se esquecem

1988: Benfica a preto-e-b...

Inferioridade numérica

Arquivo

Setembro 2015

Agosto 2015

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Outubro 2008

Ligações
Mais comentados
20 comentários
19 comentários
16 comentários
16 comentários
Tags

a noite do oscar(1)

a um quinto do preço a que foi vendido o(1)

acidente(1)

adeptos(1)

aimar(3)

aimar; ópera; mozart; flauta mágica;(1)

alá é grande(1)

álvaro(1)

andrades(3)

andré almeida(1)

andré gomes(5)

aniversário(1)

anti-adepto(1)

antifa(1)

arbitragem(6)

assim se vê a grandeza do slb(1)

atletismo(2)

barcelona(1)

basquetebol(1)

benfica(56)

benfica tv(1)

benfica-porto(3)

benficácia(1)

bento(3)

bernardo silva(1)

biografia(1)

bloqueio(1)

bruno alves(1)

cada religião tem a sua catedral(19)

calimero(4)

campeão(2)

capdevila(2)

cardozo(7)

carlos manuel(2)

carrega(1)

carrega benfica(3)

carrega benfica; nós só queremos benfica(1)

carregabenfica(5)

chalana(2)

chalana e aimar(1)

chama imensa(1)

champions league(1)

chapa 4(1)

chorem menos(1)

classe(1)

clássico(1)

classico(1)

clube satélite(1)

confiança(1)

contratações(15)

corram mais(1)

corrupção(1)

cortez(1)

crime organizado(1)

cultura benfiquista(1)

d. eusébio(1)

djaló(2)

eleições(4)

eusébio(2)

fcporto(3)

fruta(6)

fruta e café com leite(5)

funes mori(2)

futebol(2)

futsal(7)

gaitan(5)

garay(2)

glorioso(9)

hóquei em patins(2)

ivan cavaleiro(3)

jj(7)

jorge jesus(23)

josé veiga(2)

lfv(6)

liga(6)

liga dos campeões(14)

luís filipe vieira(9)

luisão(2)

matic(3)

melgarejo(2)

mercado de transferências(3)

modalidades(3)

nelson oliveira(15)

olivedesportos(3)

pedro proença(3)

plantel(2)

portugal(2)

povo(2)

proença(3)

rangel(2)

razões para ser do benfica(5)

rodrigo(6)

rui costa(4)

selecção(2)

somos grandes(3)

sporting(10)

ucl(2)

ultras(4)

vai-te embora que não deixas saudades(5)

yannick djaló(2)

todas as tags

blogs SAPO
Subscrever feeds