Domingo, 26 de Janeiro de 2014
Esta doeu
por João Santana Lopes, Dom 26/Jan/14

Bem, depois de:

 

- ver partir, por exemplo, o Nélson Oliveira e o Miguel Rosa (um emprestado, o outro "dado");

- não ver jogar os "putos" que ainda restam (e são alguns, felizmente) de forma habitual (Nosso Senhor lá saberá o porquê);

- estar constantemente ameaçado pela saída deste ou daquele;

- ter sentido novamente a classe de um novo Rui Costa, ontem;

 

Eis que surge isto (como foi também dito aqui). Sabemos que o futebol português vive momentos difíceis (veja-se a venda de Lucho e outras do FC Porto, já para não falar do Sporting) - e que, provavelmente, muitos mais casos se seguirão num futuro breve -, mas isto de não ter ao dispor, neste momento, jogadores fundamentais como é o André Gomes (em detrimento de outros que acham que "jogam"), leva-me a adiar o sonho de ver uma equipa à Benfica tão cedo quanto desejaríamos. Deus queira que esteja enganado.

 

 Créditos da foto aqui

gloriosamente escrito por João Santana Lopes
link do post | chutar para golo | ver comentários (1)
Terça-feira, 22 de Janeiro de 2013
Ola... Aimar!
por João Santana Lopes, Ter 22/Jan/13

Publicado hoje

 

 

gloriosamente escrito por João Santana Lopes
link do post | chutar para golo
Sexta-feira, 18 de Janeiro de 2013
Factos agradáveis também são notícia
por João Santana Lopes, Sex 18/Jan/13

Não podia deixar passar mais tempo sem escrever aqui. O futebol do Glorioso não é o mesmo de há uns meses e, mesmo, de há uns anos. Quer queiramos quer não, Jorge Jesus acertou o passo e, atrevo-me a dizer, lançou o SL Benfica para uma senda, não direi de títulos, mas de estabilidade competitiva.

O SL Benfica é hoje um clube de futebol em que os seus sócios e adeptos acreditam, e para isso muito contribui a prestação desportiva da sua equipa principal. Há muito tempo que não via a minha equipa com uma segunda opção para cada posição e a jogar de forma estável e regular (o que pressupõe ganhar e estar na liderança em diversas competições). Não sei a quem atribuir o mérito principal, por isso distribuo-o por toda a equipa directiva e pelos atletas. Este meu Benfica tem vindo a ganhar estofo europeu e, a continuar assim, "arriscamo-nos" a dar por garantida a presença na Champions todos os anos.

Não quero que se olhe para isto com condescendência. Todos conhecemos o nosso passado. Todos sabemos que houve erros cometidos pelas direcções anteriores e também pela actual direcção, bem como pelas equipas desportivas. No entanto, deparamo-nos hoje (mesmo não ganhando ao FC Porto e ao FC Barcelona) com uma maturidade que quase sempre vimos e vemos nas grandes equipas inglesas e espanholas, e a qual sempre ambicionámos ter.

Por isso, há que dar relevância ao facto de estarmos bem, mesmo com perdas destas: de termos grandes goleadores (até o Kardec marca), de termos uma grande defesa em construção (de salientar o regresso do Roderick), e de termos uma revelação/confirmação, como é a do "patrão" Matic.

Não nos deslumbremos e não façamos de contas que não há desgastes, mas também não deixemos de aplaudir e de apoiar a nossa equipa! Principalmente agora!

gloriosamente escrito por João Santana Lopes
link do post | chutar para golo | ver comentários (2)
Terça-feira, 30 de Outubro de 2012
Gloriosa
por João Santana Lopes, Ter 30/Out/12

Rita Martins. Puro espectáculo.

 

gloriosamente escrito por João Santana Lopes
link do post | chutar para golo
Sábado, 25 de Agosto de 2012
#Respeito
por João Santana Lopes, Sab 25/Ago/12

Morreu sócio número um.

 

gloriosamente escrito por João Santana Lopes
link do post | chutar para golo
Quinta-feira, 23 de Agosto de 2012
Do desperdício
por João Santana Lopes, Qui 23/Ago/12

Numa altura em que o plantel de futebol está prestes a sofrer novas modificações, surgem ainda (e sempre) novos nomes para eventuais contratações. Ao reparar nesta notícia, não posso deixar de ficar surpreendido por, mais uma vez, ouvir falar em nomes estrangeiros para reforçar este sector (ainda por cima estando a braços com situações deste género).

Será que já ninguém se lembra do Roderick ou do Nuno Reis? Porventura, serão a dupla de centrais mais promissora para os tempos vindouros da nossa selecção (sem exagero, quase a fazer lembrar a dupla Jorge Andrade e Ricardo Carvalho). E, no entanto, onde é que eles estão? Roderick acompanhou Nélson Oliveira na sua aventura galega, e Nuno Reis foi emprestado ao Olhanense pelo Sporting. 
Coragem, coragem, era o Sport Lisboa e Benfica começar a preparar o "ataque" a estes dois jovens e conseguir garanti-los para o seu plantel principal.
E assim dou o pontapé de saída para a nova temporada blogueira. Saudações futebolísticas e desportivas!

 


PS: Atenção ao Ivan Cavaleiro da Equipa B. Cheira-me que não vai ficar por cá durante muito tempo.



gloriosamente escrito por João Santana Lopes
link do post | chutar para golo | ver comentários (3)
Sábado, 31 de Março de 2012
Da série #SomosMuitoGrandes
por João Santana Lopes, Sab 31/Mar/12
Até um vídeo com os nossos golos sofridos em casa já fazem.


gloriosamente escrito por João Santana Lopes
link do post | chutar para golo | ver comentários (1)
Quinta-feira, 29 de Março de 2012
Parabéns
por João Santana Lopes, Qui 29/Mar/12
gloriosamente escrito por João Santana Lopes
link do post | chutar para golo
Terça-feira, 27 de Março de 2012
Temperança e evolução
por João Santana Lopes, Ter 27/Mar/12

Já quase tudo foi dito sobre o que vou escrever, mas os factos impulsionam-me para vincar aquilo que penso sobre o futebol do Glorioso.

O mês de Fevereiro foi fatídico. Tinhamos vantagem no campeonato. Perdemo-la. Tinhamos ambição e garra. Perdemo-la. Era fácil jogar e ver jogar. Também isso se perdeu. Razões para o que se passou? Muitas já foram apontadas mas eu avanço as minhas como adepto.

Uma equipa titular que não tem suplentes para algumas inconveniências (por exemplo, Bruno Alves e Rúben Amorim) que possam ocorrer, uma equipa titular que acha que as outras equipas não são tão competitivas como a nossa, e uma equipa técnica que persiste em não remodelar enquanto é tempo falhas naturais que vão surgindo, são motivos mais que suficientes para atrasar uma equipa de futebol perante as outras. Foi isso que se passou. O Benfica, infelizmente, não tem uma segunda equipa pela qual se possam ir revezando os jogadores naturalmente titulares. Veja-se o Nélson. Veja-se o Capdevilla. Veja-se o Miguel Vítor, o Jardel e o Saviola. Todos bom jogadores (uns mais que outros), mas que perdem qualidades porque não jogam tempo suficiente para ganhar ritmo. Aqui, Jorge Jesus tem muita responsabilidade e poderia ter feito de outra forma.

Outro ponto tem que ver restritamente com Jorge Jesus e com o facto de ser ou não o melhor treinador para o Benfica. É recorrente em Portugal achar-se que quando um treinador não consegue manter um determinado nível competitivo na sua equipa, esse treinador deve abandonar esse clube. Isto já eu estou farto de ouvir sobre Jesus, e não só nesta época desportiva. Ora, neste ponto, quero deixar bem frisado que sou contra qualquer modificação de equipas técnicas a meio da época e, pior, a meio de qualquer projecto desportivo. É contraproducente e não beneficia os clubes. No entanto, a cultura latina retira-me a maior parte das vezes a razão, e nesta é provável que também ma retire. Não estou a defender Jesus, porque não precisa. Estou a defender o Benfica (como qualquer um de nós).

Por último, para o que resta do ano desportivo, há que levantar a cabeça; tomar as melhores opções que no momento existirem; não menosprezar jogadores e colocá-los com confiança; e, sobretudo, ganhar jogos de forma sustentável (o que já é difícil).

 

Benfica, sempre. Carrega Benfica!

gloriosamente escrito por João Santana Lopes
link do post | chutar para golo
Sexta-feira, 2 de Março de 2012
#OuvidoNoAutocarro
por João Santana Lopes, Sex 02/Mar/12

"Hoje joga o Benfica." - diz uma senhora para outra.

 

Entretanto, no outro lado do autocarro:

"Não queiras ser de outro que não o Benfica. É o melhor." - diz uma senhora idosa para um miúdo.

 

Já começou há muito...

gloriosamente escrito por João Santana Lopes
link do post | chutar para golo | ver comentários (1)
Quinta-feira, 1 de Março de 2012
Manuel Galrinho Bento
por João Santana Lopes, Qui 01/Mar/12

Não o vi jogar. Mas se há nome de jogador que todos os benfiquistas ouviram falar, esse é com certeza o de Bento. Não sendo muito alto, era um enorme guarda-redes. 20 anos de benfiquismo. Faz hoje 5 que nos deixou. 

 

Resta-nos prestar mais uma homenagem amanhã... Sempre!

 

 
Guilherme Venâncio/Lusa
gloriosamente escrito por João Santana Lopes
link do post | chutar para golo | ver comentários (1)
Terça-feira, 28 de Fevereiro de 2012
Parabéns #2 Sport Lisboa e Benfica
por João Santana Lopes, Ter 28/Fev/12

É isto que nos motiva sempre a continuar. Parabéns à grandiosidade que criaram!

 

gloriosamente escrito por João Santana Lopes
link do post | chutar para golo
Quarta-feira, 22 de Fevereiro de 2012
Rui Costa #2
por João Santana Lopes, Qua 22/Fev/12

Limito-me apenas a deixar o link - como complemento do que disse o Nuno e o Lourenço - para um excerto da participação do Rui Costa n'A Noite do Futrebol, da TVI24.

 

Ainda tive o privilégio de assistir ao desenvolvimento da sua carreira. Fica, por isso, uma singela homenagem ao Rui Costa. 

 

gloriosamente escrito por João Santana Lopes
link do post | chutar para golo
Quinta-feira, 16 de Fevereiro de 2012
Coisas que os benfiquistas gostam
por João Santana Lopes, Qui 16/Fev/12

"Gaitán é rei das assistências na Champions"

 

Isto dá-nos ainda mais confiança e alento para podermos fazer melhor na Champions League. [Adenda: Aliás, tal previu-se aqui]

 

 

Fotografia retirada daqui ( (c) Sport Lisboa e Benfica).

gloriosamente escrito por João Santana Lopes
link do post | chutar para golo
Quarta-feira, 8 de Fevereiro de 2012
Não é na caminha que se batem recordes nacionais
por João Santana Lopes, Qua 08/Fev/12

Pois é, mais uma vez (depois de ter feito o mesmo há cerca de duas semanas) Marco Fortes bateu o recorde nacional de lançamento do peso em pista coberta! Parabéns! 

gloriosamente escrito por João Santana Lopes
link do post | chutar para golo

Os Gloriosos
Últ. comentários
Comigo foi aqui mais pertinho! Estavamos em Agosto...
Comigo, foi em Los Angeles. Pergunta habitual do m...
Há 28 anos, estava eu no metro em Budapeste quando...
Sou sócio do Benfica e o Benfica é a minha associa...
A fase "Rui Vitória" há-de ter melhores dias. Já t...
BLOGCOUNTER
Pesquisar
 
Posts recentes

Muy grandioso

Futebol dos anos 80

Jogos que não se esquecem

1988: Benfica a preto-e-b...

Inferioridade numérica

Arquivo

Setembro 2015

Agosto 2015

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Outubro 2008

Ligações
Mais comentados
20 comentários
19 comentários
16 comentários
16 comentários
Tags

a noite do oscar(1)

a um quinto do preço a que foi vendido o(1)

acidente(1)

adeptos(1)

aimar(3)

aimar; ópera; mozart; flauta mágica;(1)

alá é grande(1)

álvaro(1)

andrades(3)

andré almeida(1)

andré gomes(5)

aniversário(1)

anti-adepto(1)

antifa(1)

arbitragem(6)

assim se vê a grandeza do slb(1)

atletismo(2)

barcelona(1)

basquetebol(1)

benfica(56)

benfica tv(1)

benfica-porto(3)

benficácia(1)

bento(3)

bernardo silva(1)

biografia(1)

bloqueio(1)

bruno alves(1)

cada religião tem a sua catedral(19)

calimero(4)

campeão(2)

capdevila(2)

cardozo(7)

carlos manuel(2)

carrega(1)

carrega benfica(3)

carrega benfica; nós só queremos benfica(1)

carregabenfica(5)

chalana(2)

chalana e aimar(1)

chama imensa(1)

champions league(1)

chapa 4(1)

chorem menos(1)

classe(1)

clássico(1)

classico(1)

clube satélite(1)

confiança(1)

contratações(15)

corram mais(1)

corrupção(1)

cortez(1)

crime organizado(1)

cultura benfiquista(1)

d. eusébio(1)

djaló(2)

eleições(4)

eusébio(2)

fcporto(3)

fruta(6)

fruta e café com leite(5)

funes mori(2)

futebol(2)

futsal(7)

gaitan(5)

garay(2)

glorioso(9)

hóquei em patins(2)

ivan cavaleiro(3)

jj(7)

jorge jesus(23)

josé veiga(2)

lfv(6)

liga(6)

liga dos campeões(14)

luís filipe vieira(9)

luisão(2)

matic(3)

melgarejo(2)

mercado de transferências(3)

modalidades(3)

nelson oliveira(15)

olivedesportos(3)

pedro proença(3)

plantel(2)

portugal(2)

povo(2)

proença(3)

rangel(2)

razões para ser do benfica(5)

rodrigo(6)

rui costa(4)

selecção(2)

somos grandes(3)

sporting(10)

ucl(2)

ultras(4)

vai-te embora que não deixas saudades(5)

yannick djaló(2)

todas as tags

blogs SAPO
Subscrever feeds