Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Catedral da Luz

Catedral da Luz

Mania da perseguição ou complexo de inferioridade?

01.07.12, Filipe Boto Machado

Uma capa de um jornal apresenta uma fotografia dos 10 jogadores de campo da Selecção Nacional unidos, abraçados, expectantes, esperando na zona de meio-campo pela marcação de uma grande penalidade antes de serem eliminados do Euro-2012 pela Espanha. Quem pode ver aqui um problema, um acto de discriminação, provocação ou perseguição? Um calimero. Olhando para a imagem, os nossos amigos calimeros notaram que não estava Rui Patrício, na altura a tentar defender uma grande penalidade que um jogador espanhol estaria a bater. Pior que isso, eles notaram que estava lá o Nélson Oliveira que eles tanto odeiam porque não foi formado na famosa Academia que tão bem tem servido Benfica, Porto e Selecção Nacional. Estes dois factos foram motivo para um post que acusa o jornal A BOLA de benfiquismo e coloca o Sporting como uma vítima do sistema que tenta beneficiar o Benfica.

Mania da perseguição ou complexo de inferioridade? Os calimeros são assim.

Aqui fica o post e os comentários dos amigos calimeros.

 

Quanto ao Nélson Oliveira, caros calimeros, estamos na presença de um jovem de 20 anos, que foi o 2º melhor marcador do Mundial sub-20 e considerado o 2º melhor jogador do torneio (não foi o jornal A BOLA que assim o elegeu...). Ainda não marcou golos na Liga porque não teve muitas oportunidades para isso. Caros calimeros, o Nélson joga num clube que tinha na época passada no seu plantel Cardozo, melhor marcador da última Liga, Rodrigo e Saviola (não temos Ribas ou Bojinovs, pois desses não os queremos nem na equipa B, não vão eles estragar aqueles que andam a tentar aprender). No entanto, o Nélson já fez um golo na Liga dos Campeões, competição na qual o vosso clube não mete os pés há uns valentes anos e quando lá vai envergonha o país com resultados negativos de 12-1 numa eliminatória. O tempo dar-me-á razão. O Nélson responderá em golos à quantidade de veneno que andam a expelir no último mês e meio.

3 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Outside

    07.07.12

    "(...)tem no Benfica o clube que mais ganha e mais dá jogadores à Selecção Nacional, em todos os escalões de formação"

    Que barrigada de riso.
    Está a brincar comigo ou com os benfiquistas?

    Que jogadores portugueses forma e optimiza o SLB?

    Depois de resultados dignos nas camadas inferiores da formação, que jogadores são utilizados pelo clube.

    Recentemente? Miguel Vitor ? O Oliveira ?

    Quantos portugueses se encontram entre os já trinta do plantel?

    Espinhas dorsais enviesadas.

    Cumprimentos.
  • Sem imagem de perfil

    Nuno Frazão

    13.07.12

    Caro “Outside”,

    Não reparei, na primeira vez que li a sua reacção ao meu comentário, que o seu pseudónimo e a expressão “está a brincar comigo ou com os benfiquistas”, indicava claramente não ser benfiquista.

    Desconhecendo a sua preferência clubística, desconfio pelo discurso que seja sportinguista, pois os meus amigos adeptos do Sporting costumam optar pelo mesmo tipo de comentários.

    Estava, em primeiro lugar, para lhe perguntar se é sócio do seu clube, seguindo uma política que tenho vindo a adoptar ultimamente de só falar e discutir futebol com “homólogos”, isto é associados do clube de cada um, contudo, como você não foi mal-educado, vou abrir uma excecção.

    Depois, se me pergunta se estou a brincar consigo ou com os benfiquistas, devo dizer-lhe que embora não me leve demasiado a sério, o objectivo do meu comentário não era brincar, mas sim dar a minha opinião que julgo ser válida, como a de todos e perdoe-me a desilusão mas não o escrevi para si, que não tenho a honra de conhecer, nem pelo nome, mas escrevi-o a pensar, sim nos benfiquistas.

    Deixe-me desafiar a ordem natural das coisas e começar pelo fim, do seu comentário ao meu comentário e dedicar-me ao seu desabafo respeitante a “espinhas dorsais enviesadas” (aliás, noto neste e em outros comentários seus que gosta bastante de empregar a palavra “enviesadas”). Essa foi uma expressão usada, não por mim, mas pelo Presidente do Sport Lisboa e Benfica e já há algum tempo. Pessoalmente, nem gosto de usar essa expressão, uma vez que, mesmo sendo uma imagem simbólica, o futebol é uma actividade humana e as pessoas têm coluna vertebral, tal como os restantes mamíferos, sendo as espinhas dorsais próprias dos peixes.

    Naturalmente que o trabalho feito na formação não dá resultados imediatos, mas sim a médio prazo e a reestruturação operada pelo Benfica nessa área começa agora a dar os seus primeiros frutos, precisamente com os jogadores que refere, como Miguel Vítor, Luís Martins e Nélson Oliveira e outros que este ano farão parte do nosso plantel principal.

    Pergunto-lhe eu, que jogadores optimiza a mítica formação do Sporting?

    Sem dúvida que têm formado dos melhores jogadores portugueses dos últimos anos, mas que resultados desportivos ajudaram eles a dar ao Sporting?

    Segundo me lembro têm andado a ajudar Benfica, Porto e vários clubes internacionais a conquistar títulos.

    Mas mesmo essa relação que quantidade está a mudar e como disse e reafirmo, nos últimos 2 a 3 anos o Benfica é o clube que mais ganha e mais dá jogadores à Selecção Nacional em todos os escalões de formação (excecção injusta à convocatória para a presença no último Europeu de Sub 19, onde ainda assim teve presença assinalável).

    Se duvida, consulte os registos.

    Se quer continuar a viver na ilusão, assim como a maioria dos sportinguistas, de que o Sporting continua a ser o melhor exemplo de sucesso na formação em Portugal, por mim tudo bem, é da maneira que o Benfica continuará a evoluir nessa área sem que a “concorrência” faça alguma coisa quanto a isso.

    Cumprimentos,
    NF
    Glorioso nº 15194
    http://camisolaberrante.blogspot.pt/
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.