Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Catedral da Luz

Catedral da Luz

A ver o Nélson Oliveira (1)

16.08.12, Filipe Boto Machado

No primeiro jogo como titular na Selecção Nacional, Nélson Oliveira marcou um golo, um grande golo, à ponta-de-lança. Ele não, peço desculpa pelo lapso. Quem marcou o golo foram os adeptos do Benfica, a comunicação social, as capas d’A BOLA, Paulo Bento, LFV, as quotas do Benfica na Selecção, o sistema, etc. Que grande golo que todos nós marcámos! Foi só um golo que marcámos num amigável frente ao Panamá, mas, para primeiro jogo a titular e sendo o Nélson tão tosco, tivemos grande mérito no movimento que o levámos a fazer. Conseguimos fazer com que o Nélson dominasse a bola de costas para a baliza, se virasse, aguentasse a carga enquanto corria com a bola e rematasse forte e colocado.

 

Desde meados de Maio, quando saiu a convocatória para o Euro 2012, que se assistiu, por parte dos adeptos dos nossos adversários, principalmente os calimeros, ao lançamento da campanha “o Nélson Oliveira é um flop que não merece lugar na Selecção Nacional”. O rapaz fez 20 minutos minutos em cada jogo no Europeu, mas, como não fez golos, logo surgiram críticas oportunistas na blogosfera lagarta. Basta dar um salto ao “És a nossa fé” para ver a quantidade de posts escritos (dezenas), promovendo a campanha acima referida. Para eles, estava provado que o Nélson Oliveira não valia nada, estava na Selecção a cumprir a quota do Benfica e não devia ter sido convocado. Não interessava se era jovem, qual a concorrência que tinha no seu clube, nem a crónica ausência de avançados no futebol português, o Nélson não jogava um chavelho, não tinha feito golos e iria continuar sem os fazer. O Nélson Oliveira não podia ser bom porque tinha sido formado no Seixal.

Ontem, muita gente deve ter ficado com uma azia desgraçada, pois Paulo Bento, cumprindo a quota de jogadores do Benfica emprestados a outros clubes, decidiu apostar no Nélson Oliveira e as coisas, por milagre, correram bem. Quem viu o jogo de forma isenta sabe que o Nélson Oliveira fez mais coisas boas do que o golo que marcou. Entre outras coisas, isolou duas vezes Cristiano Ronaldo em lances que não terminaram em golo devido a duas boas defesas do guarda-redes. Também errou. Falhou um golo que tinha obrigação de marcar pouco depois de inaugurar o marcador. Em suma, ontem, o Nélson Oliveira foi o jogador que os benfiquistas conhecem. Fez coisas boas e coisas más. Mostrou que tem potencial, mas que também precisa crescer para deixar de ser promessa e passar a certeza. Ainda assim, provou que tem lugar na Selecção, pelo menos, como 3ª opção para a o ataque. Vamos ver o seu desempenho este ano no Corunha e como vai evoluir. Não espero que marque tantos golos quantos os posts que lhe dedica a blogosfera lagarta por cada participação sem golos, quero apenas que se torne melhor jogador para regressar à Luz na próxima época para confirmar o valor que benfiquistas, comunicação social e Paulo Bento acreditam que ele tem. O futebol português já teve muitas promessas que deram em grandes jogadores e outras que deram em flops. O Nélson Oliveira deveria ser apenas mais um jogador em um dos grupos. No entanto, seja qual for o seu futuro, o Nélson Oliveira ficará para a história como o primeiro jovem jogador português que, sem o benefício da dúvida, tentaram rotular de flop antes de o ser.

 

No dia 1 de Julho 2012 escrevi que o Nélson havia de responder com golos ao veneno que os calimeros expeliram desde que tiveram conhecimento da sua convocatória para o Euro-2012. Aqui fica a primeira resposta do Nélson Oliveira a este tipo de posts:

 

http://sporting.blogs.sapo.pt/275174.html

 

6 comentários

Comentar post