Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Catedral da Luz

Catedral da Luz

Quem é o adversário de hoje?

15.02.12, rms

Em 1925, um grupo de operários de Leningrado (hoje, São Petersburgo) criou um clube de futebol cujo nome era uma homenagem ao então líder da União Soviética, Joseph Stalin.

 

No entanto, os "Stalinets" só conseguiram atingir a primeira divisão nacional em 1938. Em 1940, finalmente mudou de nome para Zenit. Quatro anos depois, a primeira glória: a equipa venceu a Taça da União Soviética, que até então era dominada totalmente por clubes de Moscovo.

 

As décadas seguintes não foram boas para o Zenit, que disputou as competições sem se aproximar dos títulos. A equipa só voltou aos holofotes no fim dos anos 1970. Em 1978, terminou em terceiro lugar na liga nacional. Em 1984, pela primeira e, até agora, única vez em sua história, o clube conseguiu conquistar o Campeonato Soviético.

 

As raízes operárias do Zenit perderam-se com o fim da URSS, transformando-se num albergue para neonazis. Em 2011, num jogo do campeonato russo atiraram bananas ao internacional brasileiro Roberto Carlos, durante o aquecimento. A Federação de Futebol da Rússia democrática não castigou clubes nem adeptos.

 

Dick Advocaat chegou mesmo a revelar que não podia contratar jogadores negros para a equipa porque os adeptos não o permitiam.

 

Posto isto, hoje, mais que nunca, CARREGA BENFICA!

 

 

2 comentários

Comentar post