Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Catedral da Luz

Catedral da Luz

Prefiro jogar depois...

20.02.12, Francisco Castelo Branco

Benfica e FC Porto são os unicos candidatos ao titulo, se bem que o Braga pode de repente alcançar o 2º lugar, mas para isso muito vai depender da carreira da equipa de Vitor Pereira em jogos decisivos como as deslocações à Luz, Braga e Madeira.

Até ao final do campeonato haverá luta, até porque o FC Porto com Lucho e Janko parece estar a voltar ás boas exibições. Garra nunca lhe faltou.

Vai ser importante nesta luta a dois a questão de quem joga primeiro. Para além das questões técnicas, este vai ser um tema cada vez mais recorrente e que pode mexer com o subconsciente dos jogadores e da própria equipa.

Na semana passada o Benfica jogou primeiro que o rival, esta jornada é ao contrário. A vitória do FC Porto ontem em Setubal coloca uma pressão acrescida aos jogadores do Benfica que não podem de maneira alguma falhar em Guimarães. Para a semana que vem é o Benfica que joga primeiro em Coimbra....e depois é o clássico.

Na minha opinião e estando o Benfica em primeiro é preferível jogar depois do FC Porto. Caso jogue antes, a equipa pode acusar um certo relaxamento quando o resultado é 1-0 ou mesmo 2-0. A pressão aumenta sempre quando o resultado é desvantajoso, porque o pensamento no resultado da equipa adversária pode estar presente.

Em situações como a da jornada deste fim de semana, e sabendo da vitória do Porto, os jogadores do Benfica entrarão em campo mais concentrados e determinados. Essa é a vantagem de jogar depois de saber o resultado da equipa concorrente.

Assim, veremos um Benfica determinado em arrumar a questão logo nos minutos iniciais. Não que aos dez minutos já esteja 0-3, mas a procura da vitória vai ser com bastante mais eficiência.

Prefiro que o Benfica jogue sempre depois para que não haja nenhum relaxamento durante os 90 minutos.