Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Catedral da Luz

Catedral da Luz

Fazendo o Balanço

10.04.12, José Melo e Sá

Boa noite, previamente queria pedir desculpa por não escrever no blogue com muita frequência, apesar de ser um seguidor do mesmo. Dado aos acontecimentos recentes, sinto a necessidade de dizer o que me vai na alma sobre o nosso clube, o Benfica.

Quando aqui escrevi pela última vez, o Benfica liderava confortavelmente o campeonato com 5 pontos de avanço para o segundo classificado. Hoje, não poderia ser mais diferente: acabamos de entregar de bandeja o título ao nosso grande rival, o único que consegue competir connosco (mesmo usando métodos pouco convencionais). 

O que se passou então de um momento para o outro? De quem é a culpa? O que tem de mudar?

A estas perguntas, cada um tem a sua opinião: o treinador, o futebol português, os árbitros e a corrupção instalada a norte, etc. Do meu ponto de vista a grande mudança a ocorrer no nosso clube tem de acontecer no topo. Isso mesmo, o presidente Luis Filipe Vieira. Sendo grato por todo o excelente trabalho que fez ao renascer o Benfica, acredito que Vieira não reune condições para continuar a presidir o nosso clube. Financeiramente, o clube vai sobrevivendo com a venda de jogadores mas o passivo tem aumentado ano após ano e isso é algo que , mais tarde ou mais cedo, iremos pagar. Desportivamente, não vale apena comentar: 2 campeonatos e umas 5 taças em 10 anos é manifestamente pouco para um clube com a nossa dimensão. Depois, o dinheiro (mal) investido em jogadores que até um cego vê que não tem qualidade para jogar com o manto sagrado e por fim o número absurdo de treinadores que por cá ja passaram. Mau demais. É necessário sangue novo. Alguém que faça ver ao treinador e à equipa que no Benfica só há um resultado possível: ganhar. Alguém que faça o clube ganhar campeonatos consecutivamente e não de 5 em 5! A exigência está baixa, e vamo-nos habituando a vê-los festejar consecutivamente. Meus senhores: O PORTO NOS ÚLTIMOS 10 ANOS TEM MAIS TÍTULOS EUROPEUS QUE NÓS NACIONAIS!!

Preocupa-me o facto de não haver um benfiquista a quem se reconheça capacidade para disputar umas eleições com o Vieira e, ou muito me engano, este vai continuar por lá. Quem também me parece que vai continuar por lá é Jorge Jesus. O treinador que nos deu o último título e nos pôs a jogar muito bem futebol está com uma margem de manobra cada vez menor. Mas quem poderia substitui-lo? Na minha opinião teria de ser um treinador experiente, estilo Trapatoni. À cabeça vêm me nomes como Van Gaal, Lipi, Eriksson, sendo que este já conheçe os cantos à casa. Noutro tipo de treinador, vejo Paulo Bento como uma possível opção mas com alguma resistência: os conflictos com jogadores são uma constante na sua carreira.

Por fim, tenho de falar de algo que todos nós estamos fartos de protestar: as arbitragens. Este ano ficará manchado por erros que nos prejudicaram e que, em parte nos fizeram estar onde estamos. O sistema está vivo, e mais forte que nunca. As nomeações não são feitas ao acaso e em determinados jogos-chave o Benfica é prejudicado: foi em Braga, na Luz contra o Porto e hoje em Alvalade. Pelo meio, jogos contra clubes menores que também tiveram os seus casos: académica, Olhanense (a expulsão e o consequente castigo a Aimar, é um jogada de génio de quem comanda o futebol em Portugal). Nunca jogamos só contra 11 e dessa forma torna-se dificil conquistar qualquer coisa que seja.

 

7 comentários

Comentar post